segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Omloop Het Nieuwsblad


Por Tadeu Matsunaga

Sebastian Langeveld (Rabobank) conquistou o título da Omloop Het Nieuwsblad ao superar o campeão do ano passado, o espanhol Juan Antonio Flecha (Sky).

No sprint final em Gend, Langeveld mostrou mais pernas que Flecha e obteve o maior triunfo em sua carreira. Matt Hayman (Sky) completou o pódio após chegar na frente de Yoann Offredo (FDJ).

O ciclista holandês foi aguerrido desde o início da prova, marcada por muita chuva. Com um ataque a 50 km da meta, Langeveld conseguiu uma vantagem de mais de um minuto e meio para a fuga intermediária, enquanto os principais favoritos permaneciam no pelotão principal – cerca de dois minutos atrás.

Na subida em Leberg, Flecha lançou um ataque juntamente com Niki Terpstra (Quick-Step) e iniciaram a perseguição sobre Sebastian Langeveld. Ambos seguiram juntos por mais de 10 km, mas no final apenas Flecha teve pernas para acompanhar o holandês.

Ambos seguiram juntos até o último quilômetro – com mais de um minuto de vantagem para Hayman. No sprint, o holandês fez prevalecer sua força e venceu a Omloop Het Nieuwsblad 2011.

Classificação 

1 Sebastian Langeveld (Ned) Rabobank Cycling Team 5:18:03
2 Juan Antonio Flecha Giannoni (Spa) Sky Procycling
3 Mathew Hayman (Aus) Sky Procycling 0:01:01
4 Yoann Offredo (Fra) FDJ 0:01:04
5 Luca Paolini (Ita) Katusha Team 0:01:21
6 Niki Terpstra (Ned) Quickstep Cycling Team 0:01:24
7 Martijn Maaskant (Ned) Team Garmin-Cervelo 0:01:30
8 Manuel Quinziato (Ita) BMC Racing Team
9 Jurgen Roelandts (Bel) Omega Pharma-Lotto
10 Lars Boom (Ned) Rabobank Cycling Team 

Pelucchi surpreende na Clássica de Almeria


Por Tadeu Matsunaga

Matteo Pelucchi (Geox-TMC) surpreendeu os favoritos e sagrou-se o novo campeão da Clássica de Almeria, neste domingo. O jovem ciclista de 22 anos superou Jose Joaquin Rojas (Movistar) e Pim Ligthart (Vacansoleil-DCM), segundo e terceiro respectivamente.

Jens Voigt (Leopard Trek), Christian Vande Velde (Garmin-Cervelo), Jose Joaquin Rojas (Movistar), Mikel Nieve (Euskaltel-Euskadi), Michael Matthews (Rabobank) and Ruslan Pydgornyy (Vacansoleil-DCM) protagonizaram a fuga do dia, mas acabaram neutralizados pelo pelotão.


Johnny Hoogerland (Vacansoleil-DCM), Francisco Ventoso (Movistar) e Victor Cabedo (Orbea Continental) atacaram na sequência e trabalharam juntos pela vitória.

Novamente o bom trabalho do grupo principal surtiu efeito; o trio acabou neutrlizado com 5 km para a meta.

Com o pelotão reagrupado, a decisão foi para o sprint. Pelucchi levou a melhor e conquistou a vitória.

Classificação 

1 Matteo Pelucchi (Ita) Geox-TMC 4:22:56
2 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team
3 Pim Ligthart (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
4 Christophe Laborie (Fra) Saur - Sojasun
5 Bartlomiej Matysiak (Pol) CCC Polsat Polkowice
6 Aitor Galdos Alonso (Spa) Caja Rural
7 Diego Milan Jimenez (Spa) Caja Rural
8 Robert Förster (Ger) UnitedHealthcare Pro Cycling
9 Michal Golas (Pol) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
10 Juan Jose Lobato Del Valle (Spa) Andalucia Caja Granada

Grandes nomes na Volta da Murcia


Contador está confirmando na competição
Por Tadeu Matsunaga

Com menos de uma semana para o início da Volta da Murcia 2011, a organização do evento confirmou a presença de ciclistas renomados na 31ª edição da prova, que começa no próximo dia 4 de março.

Entre os inscritos, o espanhol Alberto Contador. O tricampeão do Tour de France esteve presente na Volta de Algarve (Portugal) - 24 horas após ser liberado pela RFEC - e disputa sua primeira competição na Espanha defendendo as cores da Saxo Bank.

Outros ciclistas presentes serão os experientes Denis Menchov e Carlos Sastre, que competem juntos pela Geox. Equipe italiana que estreia no ProTour. Igor Anton (Euskaltel-Euskadi), que chegou a liderar a última edição da Vuelta a España, também será um dos ciclistas presentes na prova.

Sutton desbanca favoritos na Kuurne-Brussel-Kuurne


Sutton: primeiro australiano a vencer a prova
Por Tadeu Matsunaga

Chris Sutton (Sky) faturou o título da 64ª edição da Kuurne-Brussel-Kuurne após um excelente trabalho do time britânico, embalados por Juan Antonio Flecha e Edvald Boasson Hagen.

Sutton saltou no sprint final, com cerca de 200 metros para a meta, e teve velocidade para superar Yauheni Hutarovich (FDJ), André Greipel (Omega Pharma-Lotto) e Tyler Farrar (Garmin-Cervélo). Ele foi o primeiro australiano a vencer a prova belga.

"Eu ganhei uma etapa do Tour Down Under, mas para mim isso é demais. Eu sempre quis ganhar uma clássica e foi uma boa maneira de começar com Kuurne-Bruxelas-Kuurne, " disse ao CyclingNews.

"Os meninos foram simplesmente incríveis nos últimos 10 km. Eu estava muito confiante e eles apostaram em mim. Esperei o momento certo e saltei para o sprint. Estava cheio de gás e consegui a vitória", festejou.

As escaladas quebraram o pelotão principal em várias oportunidades, mas o bom trabalho realizado pelas equipes acabou reagrupando os ciclistas para a chegada. Lars Ytting Bak(HTC-Highroad) e Tom Boonen (Quick Step) tentaram surpreender, mas acabaram neutralizados pelo grupo.

Nos quilômetros finais, o time Sky assumiu a cabeça do pelotão e Boasson Hagen embalou Sutton para a vitória.

Classificação 


1 Christopher Sutton (Aus) Sky Procycling 4:39:39
2 Yauheni Hutarovich (Blr) FDJ
3 André Greipel (Ger) Omega Pharma-Lotto
4 Tyler Farrar (USA) Team Garmin-Cervelo
5 Jonas Vangenechten (Bel) Wallonie Bruxelles - Credit Agricole
6 Sébastien Chavanel (Fra) Team Europcar
7 Anthony Ravard (Fra) AG2R La Mondiale
8 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
9 Adrien Petit (Fra) Cofidis, Le Credit En Ligne
10 Kristof Goddaert (Bel) AG2R La Mondiale

Basso vence GP di Lugano


Ivan Basso festeja vitória
Por Tadeu Matsunaga

Bicampeão do Giro d´Italia, Ivan Basso (Liquigas) obteve uma vitória totalmente fora de suas características neste domingo, ao conquistar o GP di Lugano (Suiça).

No sprint, Basso mostrou estar em excelente forma e bateu o colombiano Fabio Andres Duarte Arevalo (Geox-TMC) após 4h23min04s de prova. Os dois cruzaram a meta com uma vantagem de 16 segundos sobre Giovanni Visconti (Farnese Vini).

Ivan Basso dedicou o triunfo ao seu ex-treinador Aldo Sassi, que morreu de câncer no final do último ano. "Esta vitória é para uma pessoa: Aldo Sassi. Estou sempre pensando nele ", disse.

Seu próximo objetivo é participar da Tirreno-Adriatico, onde poderá brigar pela classificação geral.

Classificação 

1 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 4:23:04
2 Fabio Andres Duarte Arevalo (Col) Geox-TMC
3 Giovanni Visconti (Ita) Farnese Vini - Neri Sottoli 0:00:16
4 Jure Kocjan (Slo) Team Type 1 - Sanofi Aventis
5 Leonardo Fabio Duque (Col) Cofidis, Le Credit En Ligne
6 Fortunato Baliani (Ita) d'Angelo & Antenucci - Nippo
7 Rinaldo Nocentini (Ita) AG2R La Mondiale
8 Alexander Efimkin (Rus) Team Type 1 - Sanofi Aventis
9 Mauro Finetto (Ita) Liquigas-Cannondale
10 David Blanco Rodriguez (Spa) Geox-TMC

Torneio de Verão - Resultados Finais


Domínio do início ao fim. Atual número 1 do ranking brasileiro de estrada, a equipe Funvic / Marcondes Cesar / Gelog / Pindamonhangaba se preparou para vencer e garantiu “dobradinha” no 25º Torneio de Verão de Ciclismo, com os títulos do uruguaio Hector Aguilar na elite masculina e o tetracampeonato de Luciene Ferreira, na feminina.

A tradicional competição, realizada sempre no início de cada temporada contou com cinco etapas nas cidades da Baixada Santista, reunindo mais de 300 ciclistas de todo o País e também Uruguai, Argentina e Cuba. A 5ª e decisiva prova teve como palco o circuito da Av. Mario Covas (Portuária), em Santos, desta vez sem o sol forte das outras quatro disputas.

Na elite masculina, a principal categoria do ciclismo, a “briga” estava mais concentrada para a disputa do vice, uma vez que Hector precisava apenas pontuar para confirmar o caneco. E ao invés de ser protagonista da chegada, o uruguaio ajudou o companheiro de equipe, Nilceu “The Flash” Santos, para garantir o primeiro lugar e, de quebra, o segundo lugar no ranking.

A chegada foi disputada com o pelotão todo no sprint e Hector “embalou” Nilceu e ainda chegou em quinto lugar, posição mais do que suficiente para comemorar o título. “O melhor é que conseguimos ainda a dobradinha no resultado final. Para mim é um triunfo muito bom, porque o Torneio de Verão tem grande importância”, vibrou.

“Comecei o ano bem, com vitórias na etapa final do Tour de San Luis, na Argentina, a melhor competição do Continente, e na segunda etapa na Volta do Chile. É muito bom começar a temporada assim e espero que outras vitórias venham”, falou o ciclista, que já atuou como profissional em Portugal, em 2008 e está com 26 anos de idade.

Nilceu também festejou o resultado na etapa final. Bicampeão do Torneio em 2007 e 2008, ele “trabalhou” para a conquista do título de Hector. “Como ele saiu na frente, o trabalho foi para ele e a estratégia foi vencer em Santos para garantir também o vice. O Torneio de Verão é esperado por todos, muito respeitado e fiquei feliz por esta conquista”, disse The Flash, que ganhou o apelido por ser especialista em chegadas.
Disputa da Elite Feminino

Na disputa feminina, Luciene Ferreira, com duas vitórias, apenas administrou o resultado na etapa final para ser a tetracampeã (também faturou em 2005, 2006 e 2007). Ela chegou em sexto lugar, à frente da rival Janildes Fernandes (São José / Cannondale), outra campeã do Torneio. “Foi bom demais. Dá uma estimulada a mais”, comentou Luciene, que é natural de Coxim / MS e também tem 26 anos.

Deborah Gerard, também de Pinda, chegou à etapa final com chances, mas uma queda atrapalhou os planos, inclusive de uma nova “dobradinha” da equipe, como aconteceu no masculino. A vitória foi da equipe da “casa”, com Camila Coelho, da Memorial / Prefeitura de Santos. “Fizemos um trabalho de equipe nesta última etapa e com essa vitória consegui subir duas posições. É sempre bom”, contou Camila.
A dedo

Para o técnico da equipe de Pindamonhangaba, Benedito Tadeu Júnior, o Kid, o domínio nas duas categorias foi resultado de uma preparação específica para o Torneio. “Chegamos focados para ganhar. Tem voltas que já sabemos que não vamos bem, mas aqui o objetivo eram os dois títulos. Escolhemos a dedo cada atleta pelas características das provas”, afirmou Kid.

“Além dos pontos no ranking, queríamos esses títulos, porque temos um novo patrocinador, que é de Santos, a Gelog Transportes, e queríamos dar esse retorno a eles. Pena a queda da Debora nessa última etapa, senão acredito que teríamos outra dobradinha”, acrescentou o técnico da equipe, que tem como coordenador o experiente argentino Francisco Manzo.
Disputa da Júnior

Na disputa júnior, também válida pelo ranking brasileiro de estrada, Marcos Vinícius Leite de Souza (São Lucas / Ciclo Ravena / Giant / Americana) pedalou na etapa já como campeão. O ciclista de João Pessoa (PB) festejou muito o título “Representa o esforço de cada dia de treino, deixando festas para trás, só para pensar na preparação”, afirmou o atleta de 17 anos. Na etapa, Maique Lourenço Silva (Hidrorepell Tintas / FME / Bike Point / Criciúma) levou a melhor no sprint final.
Disputa da Open

Na open, Elton Predozo (O Liberal / Seme / Santa Bárbara) chegou em segundo lugar num sprint disputado, atrás de Willian Poiani (Semepp / Pastorinho / Presidente Prudente), e garantiu o caneco. Completando a lista, André Orsolino (Associação Joeense de Ciclismo) faturou o título da sênior, com a vitória na etapa final, a segunda no evento. Os resultados completos do evento estão disponíveis nosite oficial.

“Mais uma vez realizamos um evento de sucesso, com alto nível técnico, os melhores do País e etapas muito disputadas. Sem dúvida, um grande evento para iniciar a temporada”, argumentou o presidente da Liga Santista de Ciclismo, José Reinato Mendes.

O 25º Torneio de Verão de Ciclismo foi uma realização da Liga Santista de Ciclismo e TR-15, com supervisão da Federação Paulista e da Confederação Brasileira de Ciclismo, apoios da Tremendão, Cannondale, Medmar Emergências e prefeituras de Praia Grande, Guarujá, Itanhaém em Santos.
Ranking Final do 25º Torneiro de Verão de Ciclismo

Elite Masculino

1 Hector Aguilar (Funvic / Marcondes Cesar / Gelog / Pindamonhangaba) – 38 pontos
2 Nilceu “The Flash” Santos (Funvic / Marcondes Cesar / Gelog / Pindamonhangaba) – 30
3 Glauber Alexandre Nascimento (Suzano / GTK / Ciclo Mania / Suzano) – 29
4 Gustavo Erivan da Costa (Padaria Real / Caloi / Céu Azul Alimentos / Sorocaba) – 25
5 Kleber Ramos da Silva (Padaria Real / Caloi / Céu Azul Alimentos / Sorocaba) – 23
Elite Feminino

1 Luciene Ferreira (Funvic / Marcondes Cesar / Gelog / Pindamonhangaba) – 39 pontos
2 Janildes Fernandes (São José dos Campos / Cannondale) – 35
3 Deborah Gerard (Funvic / Marcondes Cesar / Gelog / Pindamonhangaba) – 33
4 Thabata Jéssica Sartoreli (AC Metodista / Giant / Gapira / Homefarma / Milly / São Bernardo – 28
5 Camila Coelho Ferreira (Memorial / Prefeitura de Santos) – 28
Categoria Júnior

1 Marcos Vinícius Leite de Souza (São Lucas / Ciclo Ravena / Giant / Americana) – 42 pontos
2 Leandro Alves da Silva (Hidrorepell Tintas/FME / Bike Point / Criciúma) – 34
3 Rodrigo Nunes da Silva (São Lucas / Ciclo Ravena / Giant / Americana) - 34
4 Maique Lourenço Silva (Hidrorepell Tintas / FME / Bike Point / Criciúma) – 23
5 Dieferson Borges (São Lucas / Ciclo Ravena / Giant / Americana) – 22
Categoria Open

1 Elton Pedrozo (O Liberal / Seme / Santa Bárbara) 38 pontos
2 Almir Rogério Alves Lobo (Semepp Pastorinho / Presidente Prudente) – 34
3 Willian Poiani (Semepp Pastorinho / Presidente Prudente) – 32
4 Erick Rogério (O Liberal / Seme / Santa Bárbara) – 27
5 Nilton do Nascimento Soares (Unimed-SE / Sergipeweb.com / Corpore Gym / Sergipe) – 26
Categoria Sênior

1 André Orsolino (Associação Joeense de Ciclismo) – 40 pontos
2 Luiz Otávio R. Pereira (Viação Cometa) - 35
3 Hamilton Fernandes de Souza (ACL Limeira) - 35
4 Lucas Cardoso Carluccio (São Francisco Saúde / SME Ribeirão Preto) - 24
5 Vander Vieira (Ciclo Race / SSPDF / Brasília) - 24
Resultados da 5ª e última etapa

Elite Masculina – 70,2 km

1 Nilceu “The Flash” Santos (Funvic / Marcondes Cesar / Gelog / Pindamonhangaba) – 1h35min26s
2 Gustavo Erivan da Costa (Padaria Real / Caloi / Céu Azul Alimentos / Sorocaba)
3 Glauber Alexandre Nascimento (Suzano / GTK / Ciclo Mania / Suzano)
4 Kleber Ramos da Silva (Padaria Real / Caloi / Céu Azul Alimentos / Sorocaba)
5 Hector Aguilar (Funvic / Marcondes Cesar / Gelog / Pindamonhangaba)
Elite Feminina – 44 km

1 Camila Coelho Ferreira (Memorial / Prefeitura de Santos) – 59min52s
2 Cristiane Pereira da Silva (São Francisco Saúde / SME Ribeirão Preto)
3 Aline Paiva Paroliz (Memorial / Prefeitura de Santos)
4 Valquiria Bento Pardial (Funvic / Marcondes Cesar / Gelog / Pindamonhangaba)
5 Andrea Passos Marques (Piracicaba)
Júnior – 31,2 km

1 Maique Lourenço Silva (Hidrorepell Tintas / FME / Bike Point / Criciúma) – 51min28s
2 Bruno Miranda Pereira (Radical Sport Club / Boituva)
3 Leandro Alves da Silva (Hidrorepell Tintas / FME / Bike Point / Criciúma)
4 Gustavo Lázaro Amendola (Altolim / Assis / Amea)
5 Rodrigo Nunes da Silva (São Lucas / Ciclo Ravena / Giant / Americana)
Open – 66 km

1 Willian Poiani (Semepp Pastorinho / Presidente Prudente) – 1h32min10s
2 Elton Pedrozo (O Liberal / Seme / Santa Bárbara)
3 Fabio Tayrone Ferreira de Souza (Distribuidora Dádiva / PZ Racing)
4 Roberson Melo Jr (Sesla / Indaiatuba / MZ2)
5 Nilton do Nascimento Soares (Unimed-SE / Sergipeweb.com / Corpore Gym / Sergipe)
Sênior – 66 km

1 André Orsolino (Associação Joeense de Ciclismo) – 1h04min18s
2 Luiz Otávio R. Pereira (São Bernardo do Campo)
3 Lucas Cardoso Carluccio (São Francisco Saúde / SME Ribeirão Preto)
4 Hamilton Fernandes de Souza (ACL Limeira)
5 Renato Torres Gonçalves (Rei do Gás / São José do Rio Preto)

Fonte: www.pedal.com.br

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Serpa vence a 4ª etapa do Torneio de Verão


Serpa comemora a vitória
Em um evento marcado pelo sucesso dos velocistas, a vitória deste sábado ficou nas mãos da fuga. Na 4ª etapa do Torneio de Verão, com chegada no centro de Itanhaém, Raphael Serpa - que também é um velocista competente - se aproveitou de uma fuga com outros dois ciclistas para conquistar a vitória para a equipe São Lucas/ Giant/ Americana

Os três ciclistas chegaram “escapados”, com um pequena vantagem para o pelotão. Raphael Mancine Serpa, da São Lucas/Giant/ Americana levou a melhor na fuga, com Renato Ruiz, da Padaria Real/Caloi/Céu Azul/Sorocaba, em segundo e o campeão da Copa América 2011, Breno Sidotti, da Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba, em terceiro.

“Foi um circuito técnico, tanto que a maioria dos sprintistas que estão na disputa do título ficaram para trás”, informou o presidente da Liga Santista de Ciclismo, José Reinato Mendes.

Sem pontuar na etapa, os oito primeiros do ranking permaneceram nas mesmas posições. Com isso, o uruguaio Hector Aguilar, de Pinda, está com uma mão na taça. Ele precisa chegar apenas na nona colocação para não depender dos rivais, porque a diferença para o segundo colocado, Glauber Nascimento, da Suzano/GTK/Ciclo Mania, é de 11 pontos. “Vamos trabalhar para chegar forte e bem na última etapa. O objetivo é o título”, avisa Hector.

Entre as mulheres, a disputa é bem mais equilibrada. A tricampeã Luciene Ferreira, também de Pinda, venceu pela segunda vez, no sprint, e agora tem 34 pontos, um a mais que a companheira de equipe, Debora Gerhard, a terceira neste sábado. Janildes Fernandes, de São José dos Campos/Cannondale, que ficou em segundo em Itanhaém, vem logo atrás no ranking, com 31 pontos.

Na júnior, Rodrigo Nunes da Silva e Marcos Vinícius Leite de Souza, da São Lucas/ Ciclo Ravena/ Giant/ Americana, repetiram a dobradinha de Guarujá e a equipe já comemorou, por antecipação, o título de Marcos Vinícius. Na open, vitória de Joel Santos Silva, da Semepp/Pastorinho, de Presidente Prudente, com Almir Rogério Alves Lobo, da mesma equipe, garantindo a liderança da categoria.

Já na sênior, André Luis Novaes Cândido, de Juiz de Fora, foi o mais rápido, enquanto que Hamilton Fernandes de Souza, da ACL Limeira, e André Orsolino, da Ass. Joeense de Ciclismo, dividem a ponta no ranking. Os resultados completos estão disponíveis no site www.lsciclismo.com.br

O campeão sai neste domingo
O 25º Torneio de Verão Tremendão de Ciclismo chega à sua decisão neste domingo (dia 27), no tradicional circuito da Av. Mário Covas (Portuária), em Santos. A quinta e última etapa terá início às 7h30, com expectativa de grandes disputas e muito calor, reunindo cerca de 300 ciclistas. Destaque para as categorias principais, a elite masculina, a elite feminina e a júnior, todas válidas pelo ranking brasileiro de estrada.

A expectativa fica para a forte equipe Funvic/Marcondes Cesar/Gelog/Pindamonhangaba, que tem tudo para fazer uma “dobradinha” nos títulos da elite. O grupo chega com os líderes nas duas categorias.

A competição neste domingo tem o pórtico de largada e chegada na Av. Mario Covas, junto à Av. Cel Joaquim Montenegro (Canal 6). As categorias sênior e elite feminina têm início às 7h30, com uma hora de duração. A elite masculina, considerada a F-1 dos pedais, começa 8h40 (com duas horas de prova) e na sequência, a open e a júnior (também com uma hora de pedalada).

Fonte: FMA

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Glauber Nascimento vence no Guarujá; Aguilar líder


Por Tadeu Matsunaga

Glauber Nascimento (Suzano/Ecus/GTK) foi o vencedor da 3ª etapa do Torneio de Verão de Ciclismo,realizada no município do Guarujá, nesta sexta-feira (25). O uruguaio Hector Fabian Aguilar (Funvic/Marcondes Cesar/ Pindamonhangaba) terminou na segunda posição, seguido por Gustavo Erivan (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba).

Na classificação geral, Fabian Aguilar lidera com 32 pontos - 14 a mais que Glauber Nascimento e Nilceu dos Santos, empatados na vice-liderança da prova.

Entre as mulheres, Debora Gerhard, da Funvic/ Marcondes Cesar/ Pindamonhangaba, foi a terceira atleta a vencer e passou a ser a líder do Torneio. Ela soma 25 pontos, Luciene Ferreira, mais uma de Pinda, aparece em segundo, com 22, seguida de Janildes Fernandes, da São José dos Campos/Cannondale, com 21, Tábata e Fernanda Souza, com 20.

Sagan - Imbatível


Por Tadeu Matsunaga

Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) conquistou sua terceira vitória na Volta da Sardenha. O velocista, mais uma vez, não deu chance aos adversários e faturou mais um sprint na competição. Na classificação geral, o eslovaco ampliou sua vantagem para Damiano Cunego (Lampre) e segue firme para a conquista do título.

O 4º estágio da competição começou na região de Lanusei e teve seu encerramento em Oristano, após 174.2 quilômetros percorridos. Sagan - novamente - demonstrou uma grande performance e bateu os italianos Manuel Belletti (Colnago CSF Inox) e Roberto Ferrari (IAndroni Giocattoli), segundo e terceiro respectivamente.

Com a vitória, Sagan ampliou sua vantagem em relação a Cunego - 14 segundos - e tem apenas mais um estágio pela frente - um percurso de 174 km entre Oristano e Gesturi. Jose Rodolfo Serpa Perez (Androni Giocattoli) é o terceiro e Emanuele Sella o quarto.

"A melhor coisa nesta vitória é que consegui ampliar a vantagem sobre meus rivais, o que me deixa muito contente", disse Sagan.

"Se meus companheiros não tivessem trabalhado e me ajudado, hoje seria difícil para chegar ao sprint. Houve muita confusão e todo mundo buscou a melhor roda. Petacchi se moveu `s frente, para a esquerda e eu entrei na direita eu dei tudo para não ser derrotado. Nisso, conquistei mais um triunfo".

Classificação etapa 

1 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Cannondale
2 Manuel Belletti (Ita) Colnago CSF Inox
3 Roberto Ferrari (Ita)Androni Giocattoli
4 Francesco Masciarelli (Ita) Astana
5 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-ISD
6 Alexander Porsev (Rus) Katusha
7 Jacopo Guarnieri (Ita) Liquigas-Cannondale
8 Luca Fioretti (Ita) Ora Hotels Carrera
9 Danilo Napolitano (Ita) Acqua & Sapone
10 Geraint Thomas (Great Britain)

Classificação geral 

1 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Cannondale
2 Damian Cunego (Ita) Lampre-ISD 0:00:14
3 Jose Rodolfo Serpa Perez (Col) Androni Giocattoli 0:00:16
4 Emanuele Sella (Ita) Androni Giocattoli 0:00:28
5 Ben Hermans (Bel) Team Radioshack 0:00:32
6 Michele Scarponi (Ita) Lampre-ISD 0:00:38
7 Eros Capecchi (Ita) Liquigas Cannondale
8 Pavel Brutt (Rus) Katusha Team 0:00:42
9 RRobert Kiserlovski (Cro) Astana 0:00:43
10 Mauro Santambrogio (Ita) BMC 0:00:44

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Hector Aguilar põe Pinda mais uma vez no alto do pódio no Torneio de Verão


Sprint final na Praia Grande
Por Tadeu Matsunaga

O uruguaio Hector Aguilar (Funvic/Marcondes Cesar/ Pindamonhangaba) venceu a segunda etapa da 25ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo.

Aguilar bateu o cubano Michel Garcia, recém-chegado a equipe de Ribeirão Preto, e Nilceu dos Santos, também de Pinda, segundo e terceiro respectivamente.

Assim como no estágio anterior, a prova foi realizada na Praia Grande. Nesta sexta-feira será realizada, no Guarujá, a terceira etapa da competição. A quarta no sábado, em Cubatão. Por fim, a última em Santos.

Sagan vence e assume liderança na Sardenha


Sagan imponente nos sprints
Por Tadeu Matsunaga

Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) triunfou pela segunda vez na Volta da Sardenha. O eslovaco triunfou na 3ª etapa - um percurso de 173 km entre Orani e Lanusei. José Serpa Perez (Androni Giocattoli) e Damiano Cunego (Lampre-ISD) foram segundo e terceiro, respectivamente.

Em mais um final em sprint, Sagan levou a melhor e completou o estágio com o tempo de 4h20min02s, e saltou para a liderança na classificação geral graças as bonificações. Vencedor da 2ª etapa, Cunego tem uma desvantagem de 4 segundos em relação ao ciclista da Liquigas.

Com o resultado, Peter Sagan mostra-se recuperado da lesão que o afastou das competições em boa parte do ano passado e volta a figurar como um dos principais velocistas do ProTour

Nesta sexta-feira, os ciclistas terão pela frente 174.2 km entre Lanusei e Oristano.

Classificação etapa 

1 Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) 4:20:02
2 José Serpa Perez (Androni Giocattoli),
3 Damiano Cunego (Lampre-ISD),
4 Emanuele Sella (Androni Giocattoli),
5 Ben Hermans (Team RadioShack),
6 Michele Scarponi (Lampre-ISD),
7 Daniele Pietropolli (Lampre-ISD),
8 Domenico Pozzovivo (Colnago Csf Inox),
9 Robert Kiserlovski (Astana),
10 Angel Vicioso (Androni Giocattoli)

Classificação geral 

1 Peter Sagan (Liquigas-Cannondale)
2 Damiano Cunego (Lampre-ISD) 0:00:04
3 José Serpa Perez (Androni Giocattoli) 0:00:06
4 Emanuele Sella (Androni Giocattoli) 0:00:17
5 Ben Hermans (Team RadioShack) 0:00:22
6 Michele Scarponi (Lampre-ISD) 0:00:28
7 Eros Capecchi (Liquigas-Cannondale) 0:00:29
8 Pavel Brutt (Katusha Team) 0:00:32
9 Robert Kiserlovski (Astana) 0:00:34
10 Mauro Santambrogio (BMC Racing) 0:00:39

Freire vence novamanete, mas Irizar Aranburu é campeão na Volta a Andalúcia


Òscar Freire conquista mais uma vitória
Por Tadeu Matsunaga

Òscar Freire (Rabobank) encerrou com chave de ouro sua participação na Volta a Andalúcia e conquistou o nono triunfo do time holandês na temporada. O espanhol triunfou no 5º e último estágio em Antequera. Na classificação geral, Markel Irizar Aranburu (RadioShack) manteve a liderança e sagrou-se campeão da edição 2011.

Freire, tricampeão mundial, superou o campeão olímpico Samuel Sanchez (Euskaltel Euskadi) e Jonathan Hivert (Saur Sojasun) - vencedor da 2ª etapa - encerrando com a camisa de campeão na classificação por pontos.

Já seu compatriota Irizar Aranburu administrou a vantagem mínima em relação ao belga Jurgen Van Den Broeck (Omega Pharma-Lotto). O espanhol de 31 anos de idade, assumiu a camisa de líder após duas etapas e conquistou seu principal resultado na carreira.

Isso é inacreditável", disse Irizar. "Estou muito feliz com esta vitória, ainda mais com a forma como meus companheiros de equipe trabalharam pra mim. Jani Brajkovic, Levi Leipheimer, Robbie Hunter, Haimar Zubeldia, Dmitriy Muravyev Rovny e Ivan, todos eles me ajudaram. É um enorme prazer fazer parte desta equipe. É difícil descrever os sentimentos que tenho agora", emendou, antes de festejar com seus companheiros.

Classificação etapa 

1 Oscar Freire Gomez (Spa) Rabobank Cycling Team 3:46:12
2 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi
3 Jonathan Hivert (Fra) Saur - Sojasun
4 Davide Appollonio (Ita) Sky Procycling
5 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling
6 Marco Marcato (Ita) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
7 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto
8 Luis Pasamontes Rodriguez (Spa) Movistar Team
9 Jerome Coppel (Fra) Saur - Sojasun
10 Juan Jose Lobato Del Valle (Spa) Andalucia Caja Granada

Classificação geral 

1 Markel Irizar Aranburu (Spa) Team RadioShack 16:27:21
2 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:00:01
3 Levi Leipheimer (USA) Team RadioShack 0:00:02
4 Jerome Coppel (Fra) Saur - Sojasun 0:00:03
5 Luis Pasamontes Rodriguez (Spa) Movistar Team 0:00:08
6 Thomas Lövkvist (Swe) Sky Procycling
7 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling 0:00:09
8 Haimar Zubeldia Agirre (Spa) Team RadioShack 0:00:12
9 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:00:16
10 Ivan Rovny (Rus) Team RadioShack 0:00:18

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pinda domina a 1ª etapa do Torneio de Verão


Por Tadeu Matsunaga

No primeiro dia da 25ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo, a equipe de Pindamonhangaba, atual líder do ranking brasileiro de estrada, dominou o pódio nas elites masculino e feminino.

Entre os homens, Flávio Cardoso, o Baiano, conquistou a vitória escapado, com cerca de 30 metros de vantagem para o pelotão principal. No sprint secundário, o uruguaio Hector Aguilar foi o segundo e Nilceu Santos terminou em terceiro.

“Foi só alegria. A meta era trazer para o sprint, porque confio totalmente no Hector e no Nilceu para brigar pelas vitórias, mais o pelotão cortou e o Baiano chegou escapado”, vibrou o técnico da equipe, Benedito Tadeu Júnior, o Kid.

Já no feminino, Luciene Ferreira, que luta pelo tetracampeonato da competição, saiu na frente e deixou para trás a companheira Débora Gerard. O terceiro lugar ficou com Janildes Fernandes, de São José dos Campos.

A etapa também contou com mais três disputas, todas definidas no sprint. Na categoria Junior, vitória de Leandro Alves da Silva (Hidropel Tintas/FME/Bike Point), na categoria Open, deu Willian Poiani (Semepp Pastorinho), de Presidente Prudente, enquanto que na Sênior, Lucas Cardoso Carluccio (São Francisco), de Ribeirão Preto, foi o melhor.

José Eriberto conquista Troféu Ecobike Damha


Por Tadeu Matsunaga

Eriberto Medeiros (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba ) foi o campeão do 1º Troféu Ecobike Damha, disputado neste domingo (20) em São Carlos. Jean Marcel, de Americana, foi o segundo e Thiago Nardim, de Ribeirão Preto, o terceiro colocado.

A competição se desenvolveu num circuito de nove quilômetros, em torno do qual os ciclistas deram treze voltas, totalizando 117 km de percurso.

"Consideramos que essa disputa foi muito importante para a preparação da equipe visando a um bom desempenho no Torneio de Verão”, comentou o coordenador da equipe, Erlon Marum.

Nesta quarta-feira (23), a equipe vai em busca do bicampeonato no
25º Torneio de Verão de Ciclismo, que estará sendo realizado até
domingo, na baixada santista

Freire vence etapa da Volta a Andalúcia


Por Tadeu Matsunaga

Superado por Murilo Fischer no Challenge de Mallorca, o espanhol Óscar Freire (Rabobank) deu a volta por cima e triunfou na 4ª etapa da Volta a Andalúcia. Aos 35 anos, o tricampeão mundial utilizou toda sua experiência e superou o percurso de 174 km com encerramento em Córdoba.

Freire superou Jimmy Engoulvent (Saur-Sojasun) e Aitor Galdos (Caja Rural), segundo e terceiro respectivamente, e assegurou a oitava vitória da Rabobank na temporada.

Francisco Ventoso (Movistar), que havia vencido a etapa de ontem, acabou sofrendo um acidente na metade do estágio e abandonou a prova, assim como Koldo Fernandez (Euskaltel) que acabou com uma fratura na clavícula.

Na classificação geral, Markel Irizar (Radio Shack) manteve a camisa vermelha de líder da competição. Jurgen Van Den Broeck (Omega Pharma-Lotto) aparece em segundo; Levi Leipheimer (RadioShack) é o terceiro.

Classificação etapa 

1 Oscar Freire Gomez (Spa) Rabobank Cycling Team 3:49:23
2 Jimmy Engoulvent (Fra) Saur - Sojasun
3 Aitor Galdos (Spa) Caja Rural
4 Marco Marcato (Ita) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
5 Robert Hunter (RSA) Team RadioShack
6 Davide Appollonio (Ita) Sky Procycling
7 Yukihiro Doi (Jpn) Skil - Shimano
8 Jon Aberasturi Izaga (Spa) Orbea Continental
9 Christian Knees (Ger) Sky Procycling
10 Mirko Selvaggi (Ita) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team

Classificação geral 

1 Markel Irizar Aranburu (Spa) Team RadioShack 12:41:09
2 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:00:01
3 Levi Leipheimer (USA) Team RadioShack 0:00:02
4 Jerome Coppel (Fra) Saur - Sojasun 0:00:03
5 Luis Pasamontes Rodriguez (Spa) Movistar Team 0:00:08
6 Thomas Lövkvist (Swe) Sky Procycling
7 Ivan Rovny (Rus) Team RadioShack 0:00:10
8 Beñat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team
9 Haimar Zubeldia Agirre (Spa) Team RadioShack 0:00:12
10 Xabier Zandio Echaide (Spa) Sky Procycling 0:00:13

Cunego acaba com jejum de 17 meses


Por Tadeu Matsunaga

Damiano Cunego (Lampre-ISD) ganhou a 2ª etapa da Volta a Sardenha - um percurso de 197.5 quilômetros entre Porto Rotondo-Nuoro (Monte Ortobene). Com o resultado, o experiente ciclista italiano assumiu a liderança da competição.

Mikhail Ignatiev (Team Katusha), David Boily (Team Spidertech), Alessandro De Marchi (Androni Giocattoli), Elia Favilli (Farnese Vini–Neri Sottoli) e Alessandro Malaguti (Ora Hotels–Carrera) protagonizaram a fuga do dia. Os escapados chegaram a colocar uma vantagem de sete minutos sobre o pelotão principal, mas acabaram neutralizados a 5 km da meta.

Na sequência, Eros Capecchi (Liquigas-Cannondale), Robert Kiserlovski (Astana) e Michele Scarponi (Lampre-ISD), acompanhados por Cunego e Peter Sagan (Liquigas) atacaram na escalada do Monte Ortobene, com o experiente italiano conquistando a vitória. José Serpa Perez (Androni Giocattoli) e Emanuele Sella (Androni Giocattoli), foram segundo e terceiro respectivamente.

Cunego encerrou um jejum que perdurava há 17 meses. Sua última vitória havia acontecido na edição 2009 da Vuelta a España, quando triunfou na 13ª etapa com encerramento em La Pandera.

Classificação etapa 

1. Damiano Cunego (Lampre-ISD)
2. José Serpa Perez (Androni Giocattoli) m.t.
3. Emanuele Sella (Androni Giocattoli) a 2
4. Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) m.t.
5. Ben Hermans (Radioshak) m.t.
6. Eros Capecchi (Liquigas-Cannondale) m.t.
7. Michele Scarponi (Lampre-ISD) a 8
8. Robert Kiserlovski (Astana) m.t.
9. Pavel Brutt (Katusha m.t.
10. Simone Stortoni (Colnago Csf Inox) a 14

Classificação geral 

1. Damiano Cunego (Lampre-ISD)
2. Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) a 2
3. José Serpa Perez (Androni Giocattoli) a 4
4. Emanuele Sella (Androni Giocattoli) a 8
5. Eros Capecchi (Liquigas-Cannondale) a 12
6. Ben Hermans (Radioshak) a 12
7. Michele Scarponi (Lampre-ISD) a 18
8. Pavel Brutt (Katusha Team) m.t.
9. Robert Kiserlovski (Astana) a 23
10. Mauro Santambrogio (BMC) a 28

Daniela Genovesi vence 24 horas de Sebring

Logo no início, dois pneus furados fez com que a brasileira Daniela Genovesi ficasse em último lugar entre as mulheres. A partir daí, deu início a uma forte recuperação exigindo uma força extra não adequada para este tipo de prova. E após 6 horas de prova, Dani já estava de novo na disputa e a vantagem diminuindo a cada volta no circuito de Sebring na Flórida.

Chegou à noite e sua garganta começou a sentir com o frio que fazia, dor essa que não ajudava a se alimentar da forma adequada. A experiência da atleta neste tipo de prova ajudou a administrar a situação e após 21 horas de prova, Dani já tinha 160 km de vantagem de suas concorrentes.

A partir desse momento, a atleta foi observando suas adversárias e quando a segunda colocada abandonou, Dani aproveitou para trocar de roupa e foi administrando a sua primeira vitória da temporada com 560 km rodados em 24 horas.

"Uma grande estréia com pé direito para temporada 2011" comentou Daniela.

Daniela Genovesi conta com os patrocínios pessoais Cimento Tupi, IP Investidor, atleta da Brasil Soul Team - RC BIKES e co-patrocinio Shimano, Star Soft, TAP Portugal. Apoio: Barbedo, Continental - Ergon - Fi'zi:k - Thule - Topeak



Fonte: www.pedal.com.br

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Futuro incerto para Vancasoleil


Por Tadeu Matsunaga

A Vacansoleil pode sofrer as consequências da autotransfusão realizado por Riccardo Riccò, que acabou hospitalizado na última semana em decorrência de problemas renais - que mais tarde estariam relacionados com o processo do italiano.

O time holandês entrou para o seleto grupo ProTeam, que equivale a primeira divisão do ciclismo mundial, entretanto, Riccò trouxe uma quantidade considerável de pontos que auxiliaram o acesso da equipe ao esquadrão ProTeam.

De acordo com a Reuters, o presidente da UCI, Pat McQuaid, confirmou que uma reunião da comissão de licença do órgão será realizada para discutir a situação da equipe Vacansoleil.

Outro problema dentro do time é referente ao espanhol Ezequiel Mosquera, vice-campeão da última Vuelta a España. Mosquera testou positivo para a substância hidroxietil. O ciclista exigiu uma contra análise do exame, o que ainda não ocorreu. Todavia, a UCI está cautelosa sobre o assunto.


Parece duvidoso que uma equipe inteira seja afetada pela imprudência de Riccò, a não ser que fique comprovado o envolvimento com a comissão técnica. Ainda assim, há o risco do time holandês perder seus dois principals ciclistas de grandes voltas.

Problemas a parte, Romain Feillu venceu três etapas do Tour do Mediterrâneo, e a equipe conquistou boas colocações em outras provas.

Saur Sojasun vence mais uma na Volta a Andalícia


Por Tadeu Matsunaga

Jonathan Hivert (Saur Sojasun) venceu a 2ª etapa da Volta a Andalúcia após percorrer 161 quilômetros entre Almuñécar e Adr. O francês surpreendeu e conquistou o sprint final, batendo os tarimbados Francisco Ventoso (Movistar) e Òscar Freire (Rabobank).

Foi a segunda vitória da equipe francesa na competição. Engoulvent faturou o prólogo de abertura - um contrarrelógio de 6.8 km -, mas acabou perdendo a liderança da prova, nesta segunda-feira, para Markel Irizar (RadioShack) que conseguiu superar as escaladas dos montes Polopos (Especial) e Albuñol (cat 1).

Marcato (Vacansoleil), Sicard (Euskaltel-Euskadi), De la Cruz (Caja Rural), Ramírez (Andalucía-Caja Granada) e Aritz Etxebarria (Orbea) protagonizaram a fuga do dia, mas acabaram neutralizados. Duarte (Geox) também tentou uma fuga solitária, todavia, foi capturado pelo pelotão a 10 quilômetros da meta.

No sprint, Hivert superou os favoritos espanhós Ventoso e Freire, conquistando mais uma vitória para a Saur Sojasun.

Classificação etapa 

1. Jonathan Hivert (Saur Sojasun) 4:20:25
2. Francisco Ventoso (Movistar Team) m.t.
3. Oscar Freire (Rabobank) m.t.
4. Stijn Devolder (Vacansoleil) m.t.
5. Serguei Ivanov (Katusha) m.t.
6. Luis Pasamontes (Movistar Team) m.t.
7. Juanjo Cobo (Geox-TMC) m.t.
8. Jurgen Van den Broeck (Omega Pharma-Lotto) m.t.
9. Alberto Benítez (Andalucía-Caja Granada) m.t.
10. Christian Knees (Sky) m.t.

Classificação geral 

1. Markel Irizar (RadioShack) 4:29:53
2. Jurgen Van den Broeck (Omega Pharma-Lotto) a 1
3. Levi Leipheimer (RadioShack) a 2
4. Jerome Coppel (Saur Sojasun) a 3
5. Luis Pasamontes (Movistar Team) a 8
6. Thomas Lovkvist (Sky) m.t.
7. Rigoberto Urán (Sky) a 9
8. Ivan Rovny (RadioShack) a 10
9. Beñat Intxausti (Movista Team) m.t.
10. Haimar Zubeldia (RadioShack) a 12

Tony Martin é campeão no Algarve


Por Tadeu Matsunaga

Tony Martin (HTC Highroad) confirmou as expectativas e venceu o contrarrelógio de 17.2 km entre as localidades de Lagoa e Portimão. Com o resultado, o ciclista alemão também garantiu o título da competição.

Martin completou o percurso com o tempo de 20min53s, ficando cinco segundos à frente do holandês Lieuwe Westra (Vacansoleil ). O português Tiago Machado (RadioShack) foi o terceiro.

Com a performance, Tony Martin terminou com 32 segundos de vantagem sobre o companheiro de equipe Tejay Van Garderen, e sagrou-se campeão em Portugal. Lieuwe Westra encerrou na terceira posição, seguido pelo espanhol Alberto Contador Velasco (Saxo Bank SunGard).

Classificação etapa 


1 Tony Martin (Ger) HTC-Highroad 0:20:53
2 Lieuwe Westra (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:00:05
3 Tiago Machado (Por) Team RadioShack 0:00:26
4 Jesse Sergent (NZl) Team RadioShack 0:00:27
5 Andreas Klöden (Ger) Team RadioShack 0:00:30
6 Tejay Van Garderen (USA) HTC-Highroad
7 Luis Leon Sanchez Gil (Spa) Rabobank Cycling Team
8 Sébastien Rosseler (Bel) Team RadioShack 0:00:31
9 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:00:39
10 Sylvain Chavanel (Fra) Quickstep Cycling Team 0:00:42

Classificação geral 

1 Tony Martin (Ger) HTC-Highroad 18:48:45
2 Tejay Van Garderen (USA) HTC-Highroad 0:00:32
3 Lieuwe Westra (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:00:39
4 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 0:00:41
5 Andreas Klöden (Ger) Team RadioShack 0:00:46
6 Tiago Machado (Por) Team RadioShack 0:00:47
7 Stephen Cummings (GBr) Sky Procycling 0:00:53
8 Rein Taaramae (Est) Cofidis, Le Credit En Ligne 0:00:59
9 Luis Leon Sanchez Gil (Spa) Rabobank Cycling Team 0:01:04
10 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:01:05

Cavendish vence a 1ª e Gesink é campeão em Omã


Por Tadeu Matsunaga

O holandês Robert Gesink (Rabobank) garantiu o título do Tour de Omã 2011, neste domingo. Vencedor de duas etapas, Gesink terminou confortavelmente a última etapa - um percurso de 157 km com encerramento em Mattrah.

O último estágio foi vencido pelo britânico Mark Cavendish (HTC Highroad), que assegurou seu primeiro triunfo na temporada após passar em branco no Tour Down Under e no Tour do Qatar. Denis Galimzyanov (Katusha) e Andrea Guardini (Farnese Vini-Neri Sottoli) foram segundo e terceiro respectivamente.

Já a Rabobank tem motivos de sobra para comemorar. O time holandês vem se destacando neste início de temporada com diversas vitórias no ProTeam. Foram quatro vitórias na competição. Theo Bos, Graeme Brown e Gesink (dois estágios).

Classificação etapa 

1 Mark Cavendish (GBR) HTC-Highroad 03:39:58
2 Denis Galimzyanov (Rus) Team Katusha
3 Guardini Andrea (Ita) Farnese Vini - Sottoli negros
4 Matthew Linton (Ita) Geox-TMC
5 Francesco Chicchi (Ita) Equipe de Ciclismo Quickstep
6 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Team Garmin-
7 Pieter Ghyllebert (Bel) An Post - Sean Kelly
8 Bouhanni Nacer (Fra) FDJ
9 Stijn Neirynck (Bel) Topsport Vlaanderen - Mercator
10 Theo Bos (Ned) Rabobank Cycling Team

Classificação geral 

1 Robert Gesink (Ned) Rabobank Cycling Team 20:24:36
2 Edvald Boasson Hagen Procycling Sky (Nor) 00:01:13
3 Giovanni Visconti (Ita) Farnese Vini - Sottoli negros 00:01:19
4 Michael Albasini (SWI) HTC-Highroad 00:01:52
5 Vande Velde Christian (EUA) Cervelo Team Garmin- 00:02:04
6 Fabian Cancellara (SWI) Leopard Trek 00:02:11
7 Devenyns Seca (Bel) Cycling Team Quickstep 00:02:13
8 Maxime Monfort (Bel) Trek Leopard 00:02:19
9 Patrik Sinkewitz Vini Farnese (Ger) - Sottoli negros 00:02:51
10 Juan Antonio Flecha Giannoni (Spa) Sky Procycling 00:03:03

Acidente na Copa do Mundo de Pista

Em um acidente que envolveu cinco ciclistas, o malaio Azizulhasni Awang ficou com um pedaço de madeira de 20 centímetros encravado na panturrilha esquerda. Ele foi operado neste domingo e passa bem. Apesar da queda, terminou em terceiro na etapa de Manchester da Copa do Mundo da União Ciclística Internacional.
O acidente, no sábado, envolveu ainda o australiano Jason Niblett, o polonês Kamil Kuczynski, o neozelandês Edward Dawkins e o espanhol Juan Peralta Gascon. Após a queda, Awang continuou na prova. Ao cruzar a linha de chegada, foi atendido pelos médicos.
Medalhista nas últimas duas edições do Mundial, Awang vai ficar fora da próxima etapa da Copa do Mundo, no dia 23, em Apeldoorn, na Holanda.
- Ele vai ficar bem para as Olimpíadas – disse o treinador do ciclista, John Beasley.
Fonte: www.ciclismoweb.wordpress.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Michel Fernandez acerta com Ribeirão Preto


Por Tadeu Matsunaga

O cubano Michel Fernandez Garcia acertou seu retorno a equipe de ciclismo de Ribeirão Preto e já foi apresentado oficialmente nesta terça-feira (15). O ciclista retorna a equipe após passagens por São Caetano e Memorial.

“Acertamos a contratação do Michel [Fernandez] na semana passada. É um ciclista que tem um potencial enorme e uma história competindo por Ribeirão Preto. Ele vai agregar muito para a nossa equipe”, disse o treinador da Danilo Terra.

“Com a contratação do Michel, formamos uma equipe muito forte e podemos brigar por bons resultados e títulos em várias provas do ranking nacional”, acrescentou Terra.

Com isso, são cinco os reforços da equipe na temporada 2011. Além de Fernandez Garcia, Wagner Alves, Bruno Dornelles, Felipe Nardin e Thiago Nardin integram o time ribeirão-pretano.

Outra novidade fica pela chegada da ciclista Natália Santana Lima, uma das apostas do ciclismo brasileiro. No último ano, Natália defendeu a equipe de São Caetano do Sul.

Bos vence em Omã


Por Tadeu Matsunaga

Theo Bos (Rabobank) venceu a 1ª etapa do Tour de Omã, após percorrer 156 km entre Sawadi-Al Seeb. O holandês assumiu a liderança da competição e superou nada mais nada menos que Mark Cavendish (HTC Highroad) no sprint final.

Bos completou o percurso em 3h38min29s e conquistou sua primeira vitória na temporada 2011. No último ano, ele somou quatro triunfos (Clássica de Almería, uma etapa da Volta da Murcia e duas na Volta Castilla e Leon).

Tanel Kangert (Astana), Pieter Serry (Topsport) y Mark Mc Nally (An Post-Sean Kelly) protagonizaram a fuga do dia, mas acabaram neutralizados e a decisão ficou para os velocistas. Bos bateu Cavendish e Roger Kluge (Skil Shimano) e assumiu a liderança da competição.

Classificação etapa 

1 Theo Bos (Ned) Rabobank Cycling Team
2 Mark Cavendish (GBr) HTC-Highroad
3 Roger Kluge (Ger) Skil-Shimano

Classificação geral 

1 Theo Bos (Ned) Rabobank Cycling Team
2 Mark Cavendish (GBr) HTC-Highroad
3 Roger Kluge (Ger) Skil-Shimano

Seminário técnico Shimano acontece no Rio


Evento gratuito para profissionais da área

O Rio de Janeiro ficou famoso no mundo todo pela praia de Copacabana, pela Bossa
Nova da Garota de Ipanema, pelo Cristo Redentor e suas belezas naturais. Mas hoje, quase cinqüenta anos depois da famosa música de Tom Jobim, o Rio de Janeiro chama atenção também, pelas bicicletas. Melhor dizendo, por suas ciclovias.

A cidade que tem a Zona Sul praticamente toda conectada por uma malha cicloviária oferece boas condições para o lazer, a mobilidade e o esporte. É nesta cidade, que se torna cada vez mais "Bike Friendly", que uma das iniciativas mais importante dos últimos anos em prol da melhoria do mercado brasileiro de bicicletas aterrissa no dia 18 de Fevereiro: O Seminário Técnico Shimano.

Em seu segundo ano, o Seminário oferecido pela Shimano tem o objetivo claro de
levar ao máximo de profissionais mecânicos e lojistas, informação técnica relevante e atualizada, através de seu Responsável Técnico, Ronaldo Huhm recém chegado de um treinamento intensivo na sede da empresa em Sakai, no Japão. Em 2010 foram cerca de 800 participantes; o objetivo deste ano é chegar a marca de 1060 participantes em 28 cidades por todas as regiões do Brasil.

Neste início de temporada as cidades de Curitiba, Porto Alegre, Camboriu e Bauru já foram visitadas. Brasília acontece nesta semana e na próxima Sexta Feira, dia 18, essa importante iniciativa da empresa chega ao Rio de Janeiro, Cidade das Ciclovias e lugar para onde a Shimano olha com bastante carinho e interesse.

Para aqueles que se interessarem as inscrições estão abertas, mas é bom se
apressar, pois existe limite de vagas devido a capacidade da sala. Vale lembrar
também que o Seminário não tem custos ao participante, porém, é voltado aos
profissionais do mercado apenas.

Anote o local, dia e horário e bom treinamento!

SEMINÁRIO TÉCNICO SHIMANO – 2011
Dia 18 de fevereiro
Local: Hotel Mar Palace – Av. Nª Srª de Copacabana, 552
Tel.: 21-2132-1500
Horário: 09h às 13h
Inscrições: bike.shimano.com.br / Info: 11-3884-5671

Fonte: www.pedal.com.br

Contador absolvido?


Contador testou positivo por clembuterol, ano passado, quando corria a Volta à França. Segundo o jornal espanhol "El Pais", fontes próximas ao Comité, que aceitou  uma sanção provisória no último 26 de Agosto, quando foi comunicado o resultado do controle - analisado no laboratório antidopagem de Colónia, Alemanha -, dão conta de que a Federação comunicará a qualquer momento que Contador está livre para voltar a competir, estando habilitado para disputar a Volta ao Algarve, prova que começa quarta-feira.

O comité faz, assim, marcha-atrás: há duas semanas tinha enviado ao corredor uma proposta de sanção de uma ano de suspensão, que o ciclista não aceitou, proclamando inocência e criticando os métodos do controle-antidoping, cristalizado nos anos 60, argumentou.

As partes envolvidas neste processo - o ciclista, sua equipe, a União Ciclista Internacional (UCI) e a Agência Mundial Antidopagem (AMA) - só deverão pronunciar-se após receberem uma notificação oficial da absolvição.

Caso não estejam de acordo com a decisão, a AMA e a UCI ainda poderão recorrer junto ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

O "caso Contador" já se arrastava há quase seis meses, tendo enorme repercussão em Espanha, sendo inclusive alvo de um comentário do Primeiro Ministro, José Luis Zapataro, no twitter: "Não há razões jurídicas para sancionar Contador", escreveu o líder do governo espanhol antes de a AMA decidir não recorrer à absolvição do tenista de mesa Dimitri Ovtcharov, que também acusou positivo por clembuterol num torneio na China.


Fonte: Jornal de Noticias

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O menor velódromo do mundo

No mês passado a Red Bull instalou em uma casa  noturna, em Londres, o “Red Bull Mini Drome”, o menor velódromo do mundo. Ele mede 7m de largura por 14m de comprimeto e 3,5m de altura.
A intenção é fazer com que os ciclistas de todos os grupos (speed, mtb, triatletas, freestyle etc…) se desafiem no centro da balada! Demais, hein!?  Rolou até um campeonato!
Veja o vídeo:


Fonte: Pedaladas, por Bruno Vicari