quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sanchez vence no País Basco. Geral apertadíssima!


Sanchez repete a vitória de 2010 em Eibar
Por Tadeu Matsunaga

Samuel Sanchez (Euskaltel) venceu a 4ª etapa da Volta do País Basco e deu um presente para os fãs espanhóis de ciclismo. Sanchez atacou no último quilômetro e conquistou uma brilhante vitória após percorrer 179 km entre Amurrio e Eibar.

Após uma série de ataques nos quilômetros finais, o grupo de elite ficou seleto e com com grandes nomes. Sanchez repetiu a performance do último ano e tornou a vencer em Eibar.

O bicampeão olímpico surpreendeu seus adversários com um ataque no último quilômetro e superou Andreas Kloden (RadioShack) e Alexander Vinokourov (Astana). Joaquin Rodriguez (Katusha) terminou na quarta posição e manteve a camisa amarela.

Michael Albasini (HTC-Highroad), Maxim Belkov (Vacansoleil) e Sánchez Pimienta (Caja Rural) protagonizaram a primeira fuga do dia. Os escapados conseguiram uma margem de 12min20s após percorrerem 75 km.

Com a grande vantagem da fuga, as equipes Katusha e Euskaltel-Euskadi lideraram o pelotão e passaram a reduzir a vantagem de forma rápida, até conseguirem neutralizar o trio de escapados em uma das montanhas do estágio.

Com apenas 35 km para o encerramento, David Arroyo (Movistar), Giampaolo Caruso (Katusha), Amets Txurruka (Euskaltel-Euskadi) e Tony Martin (HTC-Highroad) tentaram surpreender o grupo de elite, mas o bom trabalho da Euskaltel, que trabalhava para Sanchez, inibiu a ação do quarteto. Na sequência, Eddie Ratto (Geox-TMC) atacou na descida para Eibar, antes da subida final, mas foi rapidamente capturad, assim como Jens Voigt que trabalhava para os irmãos Andy e Frank Schleck.

No Alto de Usartza, com 8% de inclinação, as coisas passaram a se definir dentro da prova. Damiano Cunego (Lampre), Tony Martin e Van den Broeck (Omega Pharma-Lotto) perderam contato e acabaram na parte de trás do pelotão.

Andy Schleck (Leopard) foi o primeiro ciclista a realizar um ataque a 5km da meta. Acompanhado por Xavier Tondo (Movistar), a dupla abriu 15 segundos sobre o grupo perseguidor. O luxemburguês, porém, perdeu contato com Tondo próximo ao cume.

Com três quilômetros para a o final, Vinokourov e Sanchez atacaram no topo do Usartza. Schleck tentou surpreender, mas acabou neutralizado pelo ciclista cazaque.

Sanchez arriscou suas fichas com um ataque a 600 metros da meta. Kloden e Vino ainda tentaram capturar o espanhol, mas tiveram que se contentar com a segunda e terceira posições.

Classificação etapa 

1 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 4:42:37
2 Andreas Klöden (Ger) Team RadioShack
3 Alexandre Vinokourov (Kaz) Pro Team Astana
4 Joaquin Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team
5 Ryder Hesjedal (Can) Team Garmin-Cervelo
6 Xavier Tondo Volpini (Spa) Movistar Team
7 Christopher Horner (USA) Team RadioShack
8 Robert Gesink (Ned) Rabobank Cycling Team
9 Beñat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team
10 David Lopez Garcia (Spa) Movistar Team

Classificação geral 

1 Joaquin Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 17:12:43
2 Andreas Klöden (Ger) Team RadioShack
3 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi
4 Christopher Horner (USA) Team RadioShack 0:00:01
5 Ryder Hesjedal (Can) Team Garmin-Cervelo 0:00:06
6 Xavier Tondo Volpini (Spa) Movistar Team
7 Robert Gesink (Ned) Rabobank Cycling Team
8 David Lopez Garcia (Spa) Movistar Team
9 Beñat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team 0:00:09
10 Alexandre Vinokourov (Kaz) Pro Team Astana 0:00:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário