quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Campeonato Brasileiro Master/Sub 30 2011


Texto e fotos: Hudson Malta - BikeBros.com.br


São João da Barra é uma pequena cidade do norte fluminense, às margens do rio Paraíba do Sul,  que vive momentos de grande expectativa com pesados investimentos vindos da indústria petroleira. Mas no sábado e domingo (03 e 04 de setembro), o que vimos lá foi uma grande festa do ciclismo nacional, com a presença dos melhores masters e sub-30 do país disputando a edição 2011 do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e CRI.  O asfalto perfeito já é resultado destes investimentos, e realmente impressionou a todos. Apesar do asfalto e do terreno plano, a tarefa não foi fácil para os competidores, já que o nível foi alto e, pra complicar mais, os fortes ventos da região só deram tréguas nas primeiras baterias. Em resumo, a festa foi grande, bonita e inesquecível para os moradores dessa agradável cidade e os ciclistas que participaram.


Circuitos na praia
Os circuitos foram montados em regiões de praia (Grussaí e Atafona), com grandes cenários. Justamente por este motivo os ventos sopraram com força, principalmente durante uma das “pernas” do contrarrelógio disputado no sábado, que fez com que alguns atletas reduzissem até a metade das suas velocidades máximas. O clima no sábado foi nublado, mas no domingo o sol permaneceu forte e “queimou” muita gente, já que o vento disfarçava o calor. Casos de insolação foram freqüentes, mas os atletas não amoleceram e aproveitaram bem as grandes retas do percurso.  
A definição dos percursos foi feita pelos comissários técnicos da FECIERJ e foi bastante elogiada pelos atletas. A prova de estrada contou com um longo circuito de 25km, totalmente livre de trânsito e em asfalto novo. 
Baterias
A presença dos melhores Masters e Sub-30 do país trouxe brilho às provas. O melhor tempo no CRI foi do Master A1 Jeovane Junior (Team Cycling Açaí), cravando 10min41s94 no circuito de 8400 metros. Um dos destaques do dia foi a conquista do hexacampeonato do fluminense Ricardo Martinez (cat. 50-54), que completou o percurso em 11min25s272, com média de 44.128 km/h. “Ainda não enjoei”, nos disse Martinez, deixando claro que tentará aumentar sua sequência de títulos nas próximas edições.


No domingo, dia das provas de resistência,  foram feitas duas largadas com várias baterias em cada, separadas em espaços de 5 minutos, que rodaram entre 50km e 75km em médias de 41km/h. As largadas separadas permitiram um grande controle da prova pelos comissários, que conseguiram executar seus trabalhos sem maiores complicações. O atraso na largada de quase 40 minutos aumentou a tensão entre os competidores, que sabiam que o circuito não seria fácil apesar de plano. Uma das surpresas do dia foi grande vitória do jovem campista Jefferson Areas sobre o experiente Anderson “Latino” Getúlio em um disputado sprint na cat. Open (não-oficial). Jefferson é uma das revelações do RJ (cat. Júnior) e deve disputar as Olimpíadas Escolares este ano, com chances reais de bons resultados. 


Campeões
Muitas categorias tem agora novos campeões brasileiros. Esta é a lista dos heróis:

Resistência:
- Sub-30: Flavio Cardoso (Bike Escola)
- Master 30-34: Julio Cesar Franco (Team Cycling Açaí – WZ Sports)
- Master 35-39: Alexandre Silva Cardoso (Avulso)
- Master 40-44: Lauri Lunkes (Dimensional/Itapira)
- Master 45-49:  Alvaro Ferreira (Voight/Geban)
- Master 50-54: Willians Sada (Sada Parts)
- Master 55-59: Ricardo Buscema (Avulso)
- Master Veterano: Erton Bitencourt (Team Americas/GM Reis/Danish Design)


Futuro promissor
Segundo Claudio Santos, presidente da FECIERJ, as estradas de São João da Barra podem ver mais provas de estrada no futuro próximo. “Fechamos uma boa parceria com a prefeitura, que nos recebeu de braços abertos. O Brasileiro Master 2012 será no Rio novamente, e é provável que continue sendo realizado aqui, nesta região belíssima”, declarou. O Campeonato Brasileiro Master / Sub-30 foi realizado pela FECIERJ – Federação de Ciclismo do RJ, com o patrocínio da VZAN, Amazonas Bike e FW Engenharia, e apoio da Prefeitura de São João da Barra. A supervisão foi realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC.

Resultados: WWW.CBC.ESP.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário