terça-feira, 19 de outubro de 2010

Borrajo vence etapa da Volta de São Paulo

Argentino poupou energia no CRI pela manhã e foi o mais rápido no sprint à tarde. Pinda tem os 3 primeiros na geral
19/10/2010 

Por Leandro Bittar (Prólogo)

Borrajo (à esq.) em um sprint apertado com Rogelin
O argentino Alejandro Borrajo, da equipe norte-americana, faturou a parte de estrada da quarta etapa do Tour Brasil / Volta Ciclística de São Paulo, quebrando a hegemonia de Pindamonhangaba depois de quatro etapas, incluindo um excelente desempenho no contrarrelógio da manhã desta terça-feira.

Os ciclistas largaram às 13h30 desta terça-feira na praça Boa Morte, em Rio Claro, e pedalaram por 124,2 quilômetros, debaixo de um sol que chegou a 30 graus, até a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, em Indaiatuba. Antes, pela manhã, os atletas disputaram a prova de contra-relógio com temperatura que variou entre 16 e 20 graus, em São Carlos, com vitória de Magno Nazaret, de Pindamonhangaba. Mesmo assim, a média de velocidade superou a casa dos 43 km por hora.

"O dia foi muito desgastante. Tivemos contra-relógio em que eu consegui me poupar para chegar bem na parte de estrada. Pretendo ganhar mais etapas e ajudar meu time. Mas a cada dia que passa o cansaço de todos aumenta.", afirmou Borrajo, que completou o percurso em 2h50min19s (média horária de 43,754 km/h). Mesmo com a vitória, o ciclista está na 72ª colocação na classificação geral..

Na segunda posição ficou o veterano Daniel Rogelin, de São José dos Campos, que vem mostrando estar em boa forma aos 38 anos. Ele terminou a etapa desta segunda-feira no quinto lugar.

"Precisava muito de um resultado como este e tento melhorar a cada dia. Estou em um estágio da minha carreira em que penso em ajudar muito a minha equipe e passar ensinamento aos mais jovens", contou o atleta que disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA), em 1996, foi bicampeão da Volta de Santa Catarina, bicampeão do Brasileiro de Resistência, entre outros.

"Tenho 38 anos de idade e 25 de ciclismo. Muitos desistiram no meio do caminho e eu fiquei firme. Isso é gratificante, ainda mais fazendo um bom resultado como este", finalizou. Na terceira posição ficou Fabiano Mota, de Santos, atual 12º lugar da prova.

Antonio Nascimento, do time de Santos, venceu um dos prêmios de montanha e está na liderança da categoria, com 13 pontos. Felipe Delai, de Foz do Iguaçu, ganhou a outra. Hector Figueiras, de Pindamonhangaba, levou a única meta volante da etapa. O líder nesse quesito é Edgardo Simon, também de Pinda, com 28 pontos.

Com as duas etapas de hoje, Flávio Cardoso continua na liderança da competição, seguido por dois companheiros da equipe Funvic/Marcondes César/Pindamonhangaba, Magno Prado e Edgardo Simon.
Transição e descanso

Quinta etapa terá 65 quilômetros - A quinta etapa do Tour do Brasil / Volta Ciclística de São Paulo terá 65 quilômetros de percurso entre Indaiatuba e Sorocaba e servirá para amenizar o desgaste dos atletas. A etapa curta largará na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, às 6h50. A chegada será na avenida Dom Aguirre, no Parque das Águas, em Sorocaba, por volta 8 horas da manhã.

Esta etapa passará pelas rodovias Santos Dumont (SP 075), Castelo Branco (SP 280), Prefeito Helio Steffen (SP 075) e Senador José Ermírio de Moraes (SP 075). Salto e Itu são as cidades que a caravana passará. A etapa terá apenas uma meta volante e nenhum prêmio de montanha pelo percurso ser plano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário