sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Volta SP deixa o Brasil mais próximo das olimpíadas de Londres



Ciclistas do país conquistam para o Brasil 68% 
dos pontos no Ranking das Américas



Primeira prova válida pelo ranking continental que classificará ciclistas das Américas para Londres/2012, o Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo ajudou o Brasil a se posicionar entre os mais bem colocados. Os ciclistas nacionais dominaram a pontuação considerada pela União Ciclística Internacional (UCI) - os três primeiros de cada etapa e o líder geral a cada fase e os oito primeiros colocados na classificação final individual.
O Tour do Brasil distribuiu total de 321 pontos para o ranking. O Brasil ficou com 219 (68%) e os estrangeiros com 102 (32%), divididos entre Argentina (67), Uruguai (14), Chile (8), Nova Zelândia (8) e Alemanha (5). O vencedor da etapa soma 8 pontos, o segundo colocado 5 e o terceiro 3. A cada etapa, o camisa amarela acrescenta mais 4 pontos no ranking. No final, os oito melhores recebem pontos de 40 (campeão) a 3 para o oitavo.
Na classificação do Tour do Brasil os primeiros sete ciclistas são brasileiros. Apenas o oitavo colocado é argentino, Edgardo Simon, que compete pela equipe de Pindamonhangaba. No quesito camisa amarela, Flávio Santos Cardoso, também da equipe do Vale do Paraíba, liderou por 6 etapas e somou mais 24 pontos. Entre os brasileiros, os maiores pontuadores foram o campeão Gregolry Panizo, com 52 pontos (40 pelo título, 8 pela vitória na oitava etapa e 4 pela camisa de líder na penúltima etapa), e Flávio Santos Cardoso e Magno Nazaret, ambos com 38 pontos. Entre os estrangeiros o grande destaque foi, sem dúvida, o argentino Simon que somou 33 pontos para seu país.
As provas no Brasil que somarão pontos no ranking das Américas, todas em 2011, são as seguintes : Giro do Interior de São Paulo (14 a 18 de março), Volta Ciclística de Gravataí (13 a 17 de abril), Tour de Santa Catarina (20 a 24 de abril), Volta Ciclística do Paraná (1 a 5 de junho), 9 de Julho (9 de julho) e Tour do Rio (27 a 31 de julho).
Os dois primeiros países do ranking continental desta temporada - entre outubro de 2010 e agosto de 2011 -, garantem três ciclistas nas Olimpíadas. O terceiro e quarto países levarão dois atletas para a maior disputa do esporte mundial. O Brasil encerrou o ranking de 2009 / 2010 na quinta posição, atrás da campeã Colômbia, Venezuela, Estados Unidos e Canadá.

Fonte: CBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário