O calendário europeu de ciclismo definitivamente ganhou “ritmo” neste final de semana, com a realização de inúmeras clássicas. Entre elas a Kuurne-Brussel-Kuurne e a Omloop Het Nieuwsblad, ambas na Bélgica.
Na Kuurne-Brussel-Kuurne, o britânico Mark Cavendish (Sky) voltou a reivindicar o posto de melhor sprinter da atualidade. O atual campeão mundial superou Yauheni Hutarovich (FDJ-BigMat), que vem se destacando neste começo de temporada ao figurar entre os ponteiros quando o assunto são chegadas em sprint. Kenny Van Hummel (Vacansoleil) foi o terceiro colocado.
Cavendish teve dificuldades no começo da corrida – por conta de uma virose - mas o bom trabalho da Sky recolocou o camisa arco-íris de volta na corrida, com Chris Sutton embalando o ciclista da Ilha de Man para a vitória.
“Não estava nada bem, mas quando eles assumiram o controle da prova as coisas ficaram mais fáceis pra mim, embora eu ainda tenha passado mal. Foi incrível e, honestamente, não sei se tenho crédito por essa vitória. Eles cuidaram de mim o dia inteiro. Foi um grande trabalho e uma grande vitória”, celebrou após o percurso de 198 km.
Quem acabou desapontado foi Andre Greipel (Lotto-Belisol). Ao entrar no quilômetro final, o cenário parecia definido para um duelo entre ele e Cavendish, mas o alemão acabou encurralado no momento do sprint final. “ Fiquei sem espaço. Tinha plenas chances de vitória, mas deveria ter saltado antes.”
Classificação
1 Mark Cavendish (GBr) Sky Procycling 4:27:30
2 Yauheni Hutarovich (Blr) FDJ-Big Mat
3 Kenny Robert Van Hummel (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
4 Arnaud Demare (Fra) FDJ-Big Mat
5 Alexander Serebryakov (Rus) Team Type 1 - Sanofi
6 Tom Veelers (Ned) Project 1t4i
7 Sébastien Chavanel (Fra) Team Europcar
8 Stefan Van Dijk (Ned) Accent Jobs - Willems Veranda's
9 Alexander Kristoff (Nor) Katusha Team
10 André Greipel (Ger) Lotto Belisol Team
Vanmarcke supera Boonen e Flecha
Já no sábado, Sep Vanmarcke (Garmin-Barracuda) surpreendeu na Omloop Het Nieuwsblad. O belga bateu seu compatriota Tom Boonen (Omega Pharma – QuickStep) e Juan Antonio Flecha (Sky), que foram segundo e terceiro respectivamente.
Vanmarcke não escondeu a felicidade pelo título, mas fez questão de exaltar Boonen. “É uma vitória inacreditável. Não posso acreditar que venci meu herói no ciclismo (se referindo a Boonen)”.
Boonen também retribuiu os elogios ao compatriota e se mostrou conformado com o 2º lugar. O trio chegou escapado, com 25 segundos de vantagem para o grupo perseguidor com cerca de 20 ciclistas, entre eles Greg Van Avermaet e Thor Hushovd(BMC) e Henrich Hausller (Garmin) e Sylvain Chavanel.
A corrida passou a ser decidida a 60 km da meta. Com um ataque de Boonen que movimento o pelotão. O belga foi neutralizado por Matthew Hayman, Matti Breschel, Thor Hushovd , Juan Antonio Flecha e Dries Devenyns. Philippe Gilbert, um dos favoritos, sobrou do grupo.
Com 31 km para o fim, nos paralelepípedos, foi à vez de Vanmarcke atacar e quebrar o grupo de lideres. Apenas Boonen e Flecha acompanharam o ciclista da Garmin. No sprint final, Tom Boonen saltou a 200 metros da chegada, mas acabou superado por Vanmarcke nos últimos 30 metros.
Classificação
1 Sep Vanmarcke (Bel) Garmin-Barracuda 4:52:34
2 Tom Boonen (Bel) Omega Pharma-Quickstep
3 Juan Antonio Flecha Giannoni (Spa) Sky Procycling
4 Heinrich Haussler (Aus) Garmin-Barracuda 0:00:25
5 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team
6 Marco Marcato (Ita) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
7 Lloyd Mondory (Fra) AG2R La Mondiale
8 Matthieu Ladagnous (Fra) Fdj-Big Mat
9 Alexandre Pichot (Fra) Team Europcar
10 Staf Scheirlinckx (Bel) Accent Jobs - Willems Veranda's
Nenhum comentário:
Postar um comentário