segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Contador punido



Por Tadeu Matsunaga

O resultado demorou a sair, mas nesta segunda-feira o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) divulgou o resultado final do julgamento de Alberto Contador (Saxo Bank). Para surpresa de muitos, que sequer apostavam em algum tipo de punição ao espanhol, Contador foi suspenso por dois e perdeu todos os títulos conquistados nesse período.

Com isso, Contador só poderá retornar ao ciclismo em agosto de 2012, ficando de fora do Tour de France e dos Jogos Olímpicos de Londres. De quebra, deixa de ser tricampeão na França, com a camisa amarela de 2010 indo para o luxemburguês Andy Schleck (RadioShack), assim como perde o título do último Giro d’Italia, que agora passa a ser de Michele Scarponi (Lampre).

As conclusões do TAS foram as seguites:

a) o atleta testou positivo para clembuterol provavelmente pela ingestão de algum suplemento nutricional contaminado por uma transfusão de sangue derivada da ingestão de uma carne contaminada

b) nenhuma evidência foi apresentada para mostrar que o atleta agiu sem culpa ou negligência ou falha significativa

c) uma suspensão de dois anos será imposta ao atleta, a partir de 25 de janeiro de 2011

d) o resultado do Tour de France 2010 foi cancelado, e os resultados obtidos em todas as competições que participou depois de 25 de Janeiro de 2011, quando decidiu iniciar o processo, também

Com isso, o TAS não aceitou a teoria de carne contaminada e decidiu em favor da União Internacional de Ciclismo (UCI) e da Agência Mundial Antidoping (WADA )sobre a defesa de Alberto Contador e da Federação Espanhola de Ciclismo(RFEC) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário