Kittel na mira da Nada?
A Agência Alemã Antidoping (Nada, em alemão) divulgou nesta terça-feira (31) que trinta atletas do país estão sendo investigados por um possível envolvimento em uma rede de doping, que estaria sendo orquestrada pelo Dr. Andreas Franke, ex-integrante da equipe olímpica local.
De acordo com as autoridades, o médico retirava o sangue do atleta e as amostras colhidas passavam por raios ultravioletas – esse tratamento ajuda na cicatrização, inativa toxina, destrói bactérias, estimula a produção de corticoides, entre outros – e reinjetava o sangue no competidor.
A Nada ainda não divulgou o nome destes esportistas, mas já se sabe que três ciclistas do Project I4Ti se consultaram com Franke - e podem estar nessa lista de investigados. De acordo com Iwan Spekenbrink, diretor geral do time, Marcel Kittel, um dos ciclistas mais vencedores em 2011, Patrick Gretsch e John Degenkolb já se consultaram com o médico.
Spekenbrink revelou que Kittel e Gretsch consultaram Franke quando estavam doentes e ambos passaram por esse tratamento, considerado ilegal. Já Degenkolb se consultou com o médico, mas não foi submetido ao método. “Nenhum destes ciclistas fizeram algum tipo de pagamento ao medico, que tem a experiência de atuar há 18 anos no esporte e fez parte da equipe olímpica”, destacou Spekenbrink.
Franke, que foi previamente suspenso de todas as atividades esportivas, alegou não ter feito nada de errado e que utilizou o método apenas para combater infecções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário