Eu acho que já falei tanto sobre isso que já deve estar até chato. Mas eu sempre comentei que apesar de ter certeza que os freios a disco estavam vindo para as bicicletas de ciclismo, não dava para dizer quando isso iria acontecer. Até agora.
Um insider que escreve para a Road.cc, e trabalha no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de um grande fabricante de bicicletas, afirma que os projetos já foram concluídos e serão apresentados na Interbike desse ano. E o melhor é que as vendas já começam ano que vem. Ele não afirmou qual fabricante irá lançar o componente primeiro, mas deixou claro que será ou Sram ou Shimano.
Eu acho que tem grandes chances de ser a Sram. Porque? Eles já estão atrás por não terem lançado até hoje um grupo eletrônico. Esse ano divulgaram o novo grupo Red, mas que não mudou praticamente nada em relação ao anterior, só perfumaria. Minha aposta é que eles vão avacalhar de vez lançando um grupo eletrônico + um conjunto de freios a disco sem as cambiarras que vemos hojes nas cyclos.
A Shimano já prometeu um grupo Dura Ace com cassette de 11 velocidades para o ano que vem. Eles podem estar preparando mais a novidade dos freios. Se for esse o caso, a Sram vai ter que trabalhar bastante para correr atrás do prejuízo.
De acordo com o mesmo insider os fabricantes de quadros já estão na correria para apresentar quadros compatíveis com o novo sistema. Os fabricantes devem estar correndo para deixar os quadros produzidos, porque o projeto já deve estar pronto há muito tempo. A Canyon já tem o seu desde 2006, e não esconde isso de ninguém. Dêem uma olhada aqui.
Muita gente se pergunta sobre a real necessidade dos freios a disco. Será uma grande evolução ou isso é só mais uma jogada da industria para movimentar a economia e fazer você gastar uma grana sem necessidade? Para mim é uma evolução sem tamanho. Os freios a disco não são importantes somente pela capacidade de frenagem maior. Eles serão consistentes e bem modulados, com a mesma capacidade de frenagem em qualquer clima. As rodas de carbono também vão agradecer. Sobre a questão do peso, teoricamente isso será irrelevante. O peso das bicicletas hoje é determinado pela UCI, e não pela tecnologia. Todos os fabricantes conseguem ir bem abaixo dos 6.8 kg estabelecidos pela UCI. O aumento de peso dos freios será compensado por componentes mais leves em outras partes do quadro.
Portanto, para os que gostam de ter a última novidade, preparem suas carteiras. Se o mundo não acabar em 2012 vai ser necessário gastar uma graninha para ter os freios a disco em 2013. Agora é só esperar o anúncio oficial.
Fonte: Cycling Rocks
Nenhum comentário:
Postar um comentário