Freire celebra a vitória no Tour Down Under
Tricampeão mundial, Oscar Freire conquistou seu primeiro triunfo pela Katusha, nesta sexta-feira. O espanhol superou na chegada em sprint Gerald Ciolek (Omega Pharma-QuickStep) e Danielle Bennati (RadioShack Nissan-Trek) na 4ª etapa do Tour Down Under – um percurso de 130 km entre Norwood – Tanunda. A última vitória de Freire no ProTour havia sido no primeiro semestre de 2011, depois de conquistar a 4ª etapa da Volta da Andalucia.
Depois de defender as cores da Rabobank por nove anos (2003 a 2011) e ter conquistado títulos de relevância como a camisa verde no Tour, a Paris-Nice e algumas das principais clássicas, ele mostrou-se muito bem adaptado a nova equipe e celebrou o resultado.
"Foi um final difícil. Eu sabia que tinha uma boa chance de vencer", afirmou o vencedor do estágio. "A corrida foi difícil, era um final melhor para mim, dentro das minhas características. Estou feliz de conseguir a primeira vitória da equipe do ano depois de entrar Katusha".
Já Andre Greipel (Lotto Belisol) – vencedor de duas etapas e até então líder da competição – não teve a sorte dos dias anteriores. O ciclista alemão quebrou na segunda montanha do dia e não conseguiu recuperar contato com o grupo principal, com cerca de 50 ciclistas, terminando com um atraso de 7min45s.
Quem tirou proveito da situação foi Martin Kohler, da BMC, que retornou a liderança do TdU com dois segundos de vantagem para Michael Matthews (Rabobank) e Freire – segundo e terceiro no geral. “Eu não esperava estar de volta na liderança, mas nós deixamos Andre Greipel para tras na subida e puxamos forte o pelotão para ampliar a diferença”, disse Kohler, que admite a dificuldade em segurar a camisa de líder, já que terá pela frente a etapa-rainha da prova, com final em subida.
A fuga do dia foi marcada por Jay McCarthy (UniSA), Gatis Smukulis (Kathusa) and Ruben Perez (Euskaltel-Euskadi) e Biel Kadri (AG2r La Mondiale). O grupo conseguiu uma vantagem de 4 minutos em relação ao pelotão, mas acabou neutralizado após o bom trabalho da GreenEDGE, que ditou o ritmo do pelotão na perseguição.
Classificação da etapa
1 Oscar Freire (Spa) Katusha 3:08:34
2 Gerald Ciolek (Ger) Omega Pharma-QuickStep
3 Daniele Bennati (Ita) RadioShack-Nissan
4 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
5 Michael Matthews (Aus) Rabobank
6 Jose Joaquin Rojas (Spa) Movistar
7 Luke Roberts (Aus) Team Saxo Bank
8 Kristijan Koren (Svk) Liquigas - Cannondale
9 Sergey Lagutin (Uzb) Vacansoleil-DCM
10 Heinrich Haussler (Aus) Garmin-Barracuda
Classificação geral
1 Martin Kohler (Sui) BMC 15:03:34
2 Michael Matthews (Aus) Rabobank 0:00:02
3 Oscar Freire (Spa) Katusha
4 Gerald Ciolek (Ger) Omega Pharma-QuickStep 0:00:06
5 Simon Gerrans (Aus) GreenEDGE 0:00:08
6 Daniele Bennati (Ita) RadioShack-Nissan
7 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
8 Jan Bakelants (Bel) RadioShack-Nissan
9 Eduard Vorganov (Rus) Katusha
10 Rohan Dennis (Aus) UNI SA - Australia 0:00:09
Nenhum comentário:
Postar um comentário