quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Gilbert afirma que foco será o Mundial



Gilbert quer vestir a camisa arco-íris
Por Fernando Bittencourt

Após realizar uma excelente temporada, tomando o posto de Rei das Clássicas de Fabian Cancellara em 2011, Philippe Gilbert afirmou que tem outra meta principal para o próximo ano: o Campeonato Mundial, que será realizado em Limburg, na Holanda. “Mundial é meu principal objetivo. Vestir a camisa arco-íris por um ano é algo especial e, se eu pudesse escolher, realizaria este sonho”, afirmou o vencedor do prêmio Velo d’Or de 2011.

Apesar do ano vitorioso em 2011, Gilbert não conseguiu nada além de um 17º lugar no último mundial, realizado na Dinamarca. Sua melhor marca até agora na competição foi a 6ª colocação em 2009, na cidade de Mendrisio, na Suíça. Em 2012, o belga não quer deixar sua chance passar, pois acredita que o trajeto é favorável para suas características.

“Certamente o percurso me favorecerá mais no ano que vem, mas isto não significa muita coisa para mim, pois em todos os anos me relacionam entre os favoritos, mesmo quando não estou muito bem e é algo difícil de se conquistar. Eu tenho que conviver com esta pressão, mas acho um desafio bonito de ser vivido”, afirmou o ciclista.

Em segundo plano, o atleta afirma que deseja repetir os triunfos obtidos nas Clássicas das Ardenas, Fleche Wallone e Liege-Bastogne-Liege, tripla conquista obtida apenas pelo campeão belga e por Davide Rebellin na história. Além dessas provas, a Milão-São Remo, o Tour de Flandres também estão nos planos.

“Entrarei com uma pressão extra para as provas e terei mais dificuldade no ano que vem, já que ciclistas como Tom Boonen e Fabian Cancellara estão se recuperando para iniciarem a próxima temporada com força total. Fora isso, há sempre uma motivação extra para vencer quem está no topo e já me disseram que Peter Sagan me desafiou. Nunca competi com ele e ele tem um tom provocativo. Eu gosto disso!”, disse Gilbert sobre o atleta da Liquigas-Cannondale.

O número um do ranking da União Ciclística Internacional (UCI) de 2011 ainda comentou que será bom contar com Alejandro Valverde, que volta de suspensão por doping, elogiando bastante seu adversário e destacou sobre como acha que será o Tour de France de 2012, onde trabalhará como um gregário de luxo para Cadel Evans, que buscará o bicampeonato, principal meta da BMC na temporada.

“Creio que teremos batalhas interessantes durante o Tour, pois pretendo estar em minha melhor forma e teremos grandes atletas bem preparados para a grande volta francesa e também para as Olimpíadas. A expectativa é de uma disputa acirrada entre muitas equipes, como a RadioShack-Nissan-Trek, a Sky, a BMC que lutará por Evans e a Saxo Bank”, ponderou o multicampeão.

Para finalizar, Gilbert comentou sobre os irmãos Schleck e suas chances de vencerem o Tour: “Quando há um percurso bastante montanhoso a ser escalado, sem muitas provas de contrarrelógio, os dois possuem grandes chances de vencerem. Porém, apenas se Alberto Contador não estiver em sua melhor forma”, concluiu o atleta, quando questionado sobre a chance desperdiçada pelos irmãos na prova deste ano, vencida pelo australiano Cadel Evans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário