quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Quadros recicláveis


Apesar de o ato de andar de bicicleta ser benéfico para o planeta, nosso esporte não é assim tão santo. Durante as corridas do pelotão profissional, várias comunidades reclamam do lixo gerado pelos ciclistas, principalmente em embalagens vazias de gel e outros alimentos.
A UCI tem uma diretriz clara quanto a não poluir as estradas, multando indivíduos pegos em flagrante. Mas dado o tamanho do pelotão, dá para imaginar que isso é bem raro. Algumas equipes são mais conscientes, e desenvolveram formas de evitar jogar o lixo no chão, ao mesmo tempo em que não entope os bolsos de seus atletas com embalagens vazias. Já escrevi sobre isso aqui.
Mas outro detalhe que é pouco observado é que a produção de quadros de carbono consume uma quantidade de energia absurda. E grande parte desses quadros é jogada no lixo quando apresentam alguma quebra, mesmo sendo possível consertá-los.  Principalmente se ainda estiverem na garantia do fabricante.
De olho nesse problema, a Specialized está começando um processo para recolher quadros de carbono danificados e reciclá-los em outras peças menores. Esse procedimento já é comum na indústria aeroespacial, com a Boing transformando peças defeituosas em outros equipamentos. Com isso, além de evitar a produção desnecessária de novas peças, a empresa ainda consegue economizar bastante em sua produção, e ainda ganha agilidade.
A Specialized pretende trabalhar em associação com diversas lojas de bicicleta nos EUA para recolher quadros danificados, de qualquer marca, e enviá-los a uma empresa que os transformará em outras peças. Não está claro ainda como será feito esse recolhimento, se haverá dinheiro envolvido na compra de peças danificadas e como serão as novas peças.
A Trek também já esta tomando ações nessa direção, e ambas as companhias estão convidando todas as outras do setor a participarem do processo. O projeto deve começar no ano que vem e até a Eurobike a Specilized promete divulgar todas as informações adquiridas a respeito do processo.
Dêem uma olhada nesse vídeo abaixo, com legendas, para entenderem como é feita a produção da fibra de carbono:
É uma bela jogada de marketing da Specialized, e uma bela iniciativa para a sociedade. Tomara que dê certo, e que no futuro ainda tenhamos um desconto na troca de um quadro antigo por um novo!
Fonte: Cycling Rocks

Nenhum comentário:

Postar um comentário