A maioria dos ciclistas profissionais querem continuar a usar os rádios de comunicação durante as corridas, de acordo com a Associação dos Ciclistas Profissionais (CPA). A CPA questionou 344 pilotos de toda a Europa sobre o uso de rádios nas corridas.
Os fones de ouvido foram proibidos pela União Internacional de Ciclismo no Campeonato Mundial do ano passado, uma decisão que irritou a maioria dos ciclistas. Para acompanhar o sentimento do pelotão, a CPA enviou um questionário a ciclistas da Itália, França, Espanha, Suíça, Holanda, Bélgica e Portugal.
Apenas 40 corredores estavam a favor de uma proibição total, enquanto 207 apoiaram o uso dos fones de ouvido sem qualquer restrição. Três novas questões relacionadas com o uso do fone de ouvido para situações limitadas não tiveram aceitação significativa.
"Fico feliz quando os corredores podem expressar sua opinião sobre questões que pertencem ao seu trabalho e segurança", disse Gianni Bugno, presidente da CPA. "Eu espero que estas opiniões sejam consideradas. Eu acredito que é mais importante deixar a decisão para os ciclistas, em vez de impor uma proibição estrita."
Representantes das equipes estão se reunindo com a UCI para discutir a questão do rádio nas corridas. As equipes ProTeams já informaram que querem manter os rádios, enquanto a UCI quer suprimi-los.
Os atletas da Rabobank estão dispostos a ir ainda mais longe, porém, permitindo que todas as comunicações de rádio entre pilotos e equipe sejam transmitidas ao vivo durante as corridas.
"Nós apoiamos a comunicação transparente durante as corridas", disse o porta-voz da equipe, Luuc Eisenga, no site da Rabobank. "Os fones de ouvido são vitais para a segurança durante a corrida. Essa é a principal razão para não proibi-los. Mas nós também gostaríamos de usá-lo para fazer as corridas ainda mais atraente para os telespectadores. Através da comunicação direta entre líderes de equipes e pilotos, eles podem experimentar mais da corrida. "A equipe irá discutir os aspectos técnicos da proposta com as radiodifusoras holandesas, com a esperança de apresentá-la em uma das clássicas da primavera".
Nenhum comentário:
Postar um comentário