quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cancellara é eleito o Ciclista do Ano pelo Cyclingnews


Vencedor de clássicas, maillot jaune, alvo de transferência, campeão do mundo, sensação do YouTube ... É notável que ele, Fabian Cancellara, foi onipresente em 2010, e o ciclista suíço adicionou mais uma vitória ao seu currículo de gigante, sendo coroado O Ciclista do Ano pelos leitores do Cyclingnews.
A partir de Omã, em fevereiro até Geelong em outubro, Cancellara foi uma presença constante nos assuntos durante toda a temporada, registrando algumas vitórias de tirar o fôlego ao longo do caminho.
Os destaques de sua temporada, sem dúvida, veio sobre os paralelepípedos na primavera. Cancellara começou sua campanha de clássicos com uma vitória esmagadora sobre Tom Boonen Prijs Vlaanderen-Harelbeke e que a demonstração de força era apenas um prenúncio do que estava por vir.
No domingo seguinte, o Tour de Flandres, Cancellara novamente dominou Boonen, desta vez bem mais decidido, ao jogá-lo das encostas íngremes da Kapelmuur na frente dos milhares de fãs belgas. Como a Paris-Roubaix foi sete dias depois, a única questão real seria a margem final da vitória de Cancellara. O suíço aparecia na frente do primeiro grupo, perto de Mons-en-Pévèle com mais de 50 quilômetros para o fim e devorou todo o caminho de paralelepípedos até o velódromo de Roubaix, para vencer por dois minutos.
Tal domínio teve um preço, no entanto. Quando a poeira baixou, um clipe do YouTube sugerindo que Cancellara havia feito uso de um motor elétrico em sua bicicleta estourou, sendo o assunto de maio e junho. Cancellara respondeu da melhor forma possível, dominando o prólogo do Tour e colocando as insinuações em segundo plano.
Como maillot jaune , atuou como comandante no Tour, neutralizando a corrida para ajudar seu companheiro de equipe Saxo Bank, Andy Schleck, que sofrera um acidente na etapa. Ele ficou seis dias de amarelo e em seguida, passou a ser um dos principais escudeiros de Schleck ao longo das três semanas. Ainda terminou com mais uma vitória no Tour, no time trial de Pauillac.
A segunda metade da temporada Cancellara foi dominada por sua saída da Saxo Bank, juntamente com os irmãos Schleck e Jens Voigt, para a criação do Luxemburg Pro Cycling Project. 
O último capítulo de 2010 veio em Geelong, onde se sagrou pela quarta vez campeão do mundo de contrarrelógio..
Cancellara dominou a enquete, com mais de 52% dos votos. Philippe Gilbert obteve um distante segundo lugar na votação. O belga venceu o companheiro Cancellara, Andy Schleck, enquanto o campeão mundial Thor Hushovd terminou à frente de Mark Cavendish, em quarto.
Confira os resultados completos:
Fabian Cancellara, 8.880 votos 
Philippe Gilbert, 2361
Andy Schleck, 2063
Thor Hushovd, 1240
Mark Cavendish, 754
Cadel Evans, 739
Vincenzo Nibali, 428
Joaquim Rodrigues, 192
Andre Greipel, 71
Michael Rogers, 59 

Nenhum comentário:

Postar um comentário