O incansável Philippe Gilbert, não satisfeito com seu feito nas Clássicas de Ardenas, levando a Amstel, Flèche Wallone e Liege-Bastogne-Liege, continua mirando alto para os próximos anos. Em uma reportagem para o Gazzeta Dello Sport, ele afirmou que ainda tem como objetivo competir pela Classificação Geral do Tour de France.
Diz Gilbert que andar ao lado de Cadel no ano que vem, ajudando-o a se defender no Tour, será uma ótima oportunidade para aprender como um GC Contender se prepara e como ele se conduz ao longo da corrida. Com a oportunidade, Gilbert espera em um futuro não muito distante poder ser capaz de competir de igual para igual com os grandes do Tour.
A personalidade do belga me impressiona pela forma como ele encara as corridas. Não é novidade que o nível no ciclismo é cada vez mais alto e que os atletas são cada vez mais especializados. Assim, temos ao longo do ano grandes atletas em diferentes estilos de corridas, mas que praticamente não chegam a competir entre si. Os especialistas em Grand Tours, especialistas em Clássicas, especialistas em provas de uma semana, e por aí vai.
A fome de Gilbert lembra a de Merckx, que encarava todas as provas da mesma forma, com a mesma agressividade e sem se importar se era uma clássica, grand tour ou um critério de bairro na sua cidade natal. E eu acho isso bem bacana. Gilbert consegue ficar competitivo o ano inteiro e levou tanto clássicas quanto etapas do Tour.
Para 2012, Gilbert já deixou claro que planeja ganhar a Milan-San Remo e o Tour de Flanders, e também quer uma segunda vitória na Liege-Bastogne-Liege. Ainda, quer vencer Cavendish em seu terreiro e levar a prova de estrada das Olimpíadas em Londres.
Em resumo, o belga planeja ganhar – ou tentar ganhar – o campeonato mundial, as olimpíadas, as maiores clássicas da temporada, Paris-Roubaix e o Tour de France. Pelas minhas contas ele só não colocou na lista aquele campeonato de purrinha que eu costumo organizar quando não tenho nada para fazer. :-)
Fonte: Cycling Rocks
Nenhum comentário:
Postar um comentário