terça-feira, 31 de maio de 2011

Tour abre as portas para Contador


Por Leandro Bittar

O diretor-geral do Tour de France Christian Prudhomme admitiu nesta terça-feira, 31, que a organização da prova não criará nenhuma barreira que impeça a participação do ciclista espanhol Alberto Contador.

A pedido da defesa do ciclista, o julgamento do positivo do atleta por clembuterol na edição passada foi adiado pelo TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) para o início de agosto.

“Só posso lamentar essa lacuna de tempo e de justiça”, diz Prudhomme, que acreditava em um julgamento antes do início da competição francesa.

“O procedimento está aberto e não exige o afastamento do ciclista. Ele competiu em Portugal, na Espanha, Bélgica e Itália. Ele ainda não confirmou se pretende ir ao Tour [oficialmente], mas nenhuma entidade oficial, nem a UCI nem a Wada podem impedir sua participação. Ele pode estar na largada do Tour”.

A história de Contador se arrasta desde setembro, quando o caso foi divulgado pela imprensa. Desde então o processo seguiu em ritmo lento até a Federação Espanhola decidir inocentar o ciclista. A atitude gerou o recurso da UCI, que usou o limite de prazo possível para entrar com a ação no TAS, que segue em análise.

“É senso comum que essa decisão deveria ser tomada antes da prova, mas provavelmente isso é pedir demais”, diz Prudhomme, lamentando que o prolongamento desta decisão possa levar para o tapetão os resultados de três grandes voltas (Tour 2010, Giro 2011 e Tour 2011), além das inúmeras vitórias que o espanhol conquistou neste ano.

Tour do Rio é o passaporte para Londres


Pelotão passa pela ponta Rio-Niterói, em 2010
Por Leandro Bittar
Colaborou Felipe Augusto, comissário UCI

Depois de um grande sucesso na primeira edição, em 2010, o Tour do Rio anuncia suas primeiras informações sobre a edição deste ano com a responsabilidade de, praticamente, selar o destino da seleção brasileira de estrada para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Entre os dias 27 e 31 de julho a competição percorrerá cerca de 800 km pelas estradas fluminenses, visitando belas cidades como Búzios, Angra dos Reis e Nova Friburgo, na Serra do estado.

Com a participação de 10 equipes nacionais e 8 internacionais, o Tour do Rio será o último evento nacional válido pelo ranking UCI America Tour nesta temporada e pode definir o tamanho da equipe brasileira de estrada na próxima Olimpíada.

Após o título Pan-Americano de Gregory Panizo (DataRo/Foz do Iguaçu) o país já tem uma vaga garantida e pode somar até outros três atletas ao pelotão verde-amarelo. Hoje o país ocupa a terceira posição no ranking americano por nações, o que lhe renderia o número máximo de ciclistas classificados. Se cair para a quarta colocação, o Brasil terá apenas mais duas vagas.

A pressão sobre o Tour do Rio aumenta com o anúncio do cancelamento do Tour de SC e da Volta do Paraná, por falta de verbas. Assim, o Brasil que teria seis eventos válidos pelo ranking terá apenas 4: Volta de São Paulo, Giro do Interior (ambos já realizados) e a 9 de Julho e o Tour do Rio.

PREMIAÇÃO

Em 2010, a prova carioca surpreendeu pelo envolvimento da comunidade local e com os eventos paralelos que as cidades participantes desenvolveram. Outro grande mérito da competição foi a excelente premiação, que rendeu, por exemplo, ao campeão da prova, o italiano Tomas Alberio, cerca de R$50 mil.

Para este ano, o evento anuncia R$200 mil em premiação. Disparado o evento de maior premiação no ciclismo brasileiro.

Apostando na mesma receita do passado, durante a competição, serão oferecidas atividades de entretenimento e lazer para o público nos intervalos da prova. Entre eles, a “Adeus Rodinhas”, clínica de bike para crianças que, esse ano, vai acontecer em todos os municípios que receberem a prova.

EQUIPES ESTRANGEIRAS

O nível técnico das equipes internacionais também surpreendeu. Apostando em esquadras jovens, o Tour do Rio contou com a presença de três ciclistas que foram contratados pela elite profissional europeia para este ano. Além de toda a equipe Team Type 1, que acendeu ao ranking profissional continental.

Com dois meses de antecedência, a organização divulgou os destaques estrangeiros para 2011. Entre eles está a Trevigiani, que dominou as principais classificações ano passado. Quem não está mais no time é o brasileiro Rafael Andriato, que migrou para a Petroli Firenze, mas também está confirmada para a prova. Tomas Alberio e Mateo Peluschi também não retornam ao país, pois agora competem pela GEOX-TMC.

Dos EUA, desta vez virá a equipe Jamis Sutter. Os espanhóis da MMR Bikes retornam tentando repetir a vitória de etapa do ano passado, quando venceram em Nova Friburgo. O representante chileno será a Tbanc-Skechers.

E enquanto confirma o nome de outras duas esquadras sul-americanas, a organização surpreende com o convite para a equipe África Rwanda, comandada pelo norte-americano Jonathan Boyer, primeiro ciclista dos EUA a competir o Tour de France. O projeto da equipe africana já foi notícia no mundo inteiro e promete ser uma sensação extra para o Tour. Veja aqui mais notícias sobre a equipe africana

Você pode acompanhar as notícias do Tour do Rio pelo twitter (@tourdorio) e pelo Facebook. Assim como no ano passado, a VO2 e o Prólogo vão acompanhar diariamente o evento.

Para saber mais sobre o processo de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, clique aqui.

Itália não quer contar com "ex dopados" em sua seleção


Renato di Rocco
Por Fernando Bittencourt

O presidente da Federação Italiana de Ciclismo (FCI) – Renato di Rocco – anunciou planos para barrar atletas que já foram flagrados em exames antidoping dos campeonatos nacionais

Di Rocco propôs à Federação que ela mudasse o regulamento, para que assim se tornasse mais fácil a proibição de ingresso de tais atletas em determinadas categorias e provas específicas.

A entidade afirmou que tal mudança no regulamento serviria para banir atletas que estão respondendo por suspeita de doping e atletas que já foram pegos em exames de mesma natureza.

Se a ideia for aprovada, o pelotão italiano já estará desfalcado nos campeonatos de estrada, que acontecem dia 25 de junho em Aci Catena.

Ivan Basso, Danilo Di Luca, Alessandro Petacchi, Michele Scarponi e Emanuele Sella são alguns dos italianos que não poderiam vestir a camisa tricolor, por já terem sido envolvidos em casos de doping e sofrido suspensão por causa disso.

Tudo leva a crer que a proposta será analisada e julgada na próxima reunião do Conselho da Federação Italiana (FCI).

Vuelta a Espanha 2011: As equipes


Denis Menchov, líder da Geox-TMC
Por Fernando Bittencourt

As equipes Andalucia-Caja Granada, Geox-TMC, Cofidis e Skil-Shimano foram as quatro convidadas a participar da Vuelta a España – a ser realizada de 20 de agosto a 11 de setembro. A Unipublic anunciou que o quarteto se unirá às 18 equipes do Pro Tour. Caso ocorra algum imprevisto, impedindo a participação de alguma das 22 equipes relacionadas, a equipe Caja Rural entrará automaticamente para a competição.

A Andalucia-Caja Granada participará da competição por mais um ano, assim como a Cofidis. Bicampeão da prova, o russo Denis Menchov será co-líder da Geox-TMC na prova, ao lado do espanhol Carlos Sastre. A grande novidade da lista fica por conta da equipe holandesa Skil-Shimano, que participará pela primeira vez da Vuelta, após participar do Tour de France em 2009.

Comunicado da Unipublic:

A Direção Geral comunica que as equipes já foram definidas para participar da edição 2011 da Vuelta a España 2011. A prova terá início em Benidorm, em etapa de contrarrelógio por equipes.

2011 UCI ProTeams:

AG2R LA MONDIALE (FRA)
BMC RACING TEAM (USA)
EUSKALTEL-EUSKADI (ESP)
HTC-HIGHROAD (USA)
KATUSHA TEAM (RUS)
LAMPRE - ISD (ITA)
LEOPARD TREK (LUX)
LIQUIGAS-CANNONDALE (ITA)
MOVISTAR TEAM (ESP)
OMEGA PHARMA-LOTTO (BEL)
PRO TEAM ASTANA (CAZ)
QUICKSTEP CYCLING TEAM (BEL)
RABOBANK CYCLING TEAM (HOL)
SAXO BANK SUNGARD (DIN)
SKY PROCYCLING (ING)
TEAM GARMIN-CERVELO (USA)
TEAM RADIOSHACK (USA)
VACANSOLEIL-DCM PRO CYCLING TEAM (HOL)

Além destas equipes, a Vuelta contará com as quatro convidadas já citadas:

ANDALUCIA CAJA GRANADA (ESP)
GEOX-TMC (ESP)
COFIDIS, LE CREDIT EN LIGNE (FRA)
SKIL - SHIMANO (HOL)

Vale lembrar que a Unipublic possui o direito de modificar esta lista. Caso haja algum problema quanto a falta de ética dos atletas, a organização pode substituir alguma equipe.

Se isso ocorrer ou se alguma das equipes mencionadas não puder participar da competição e tiver de ser substituída, a equipe relacionada para se juntar à competição é a Caja-Rural (ESP).

Merckx: "Contador pode ser o novo Canibal"


Merckx: Multicampeão exalta performace de Contador
Por Fernando Bittencourt

Eddy Merckx, vencedor de 11 Grand Tours, participou do Giro d'Italia como comentarista da RAI e não escondeu sua admiração por Alberto Contador. "Eu vi um impressionante ciclista neste Giro d'Italia. Claro que pode se tornar o Cannibal do terceiro milênio.

Sua performance é extraordinária, seis grandes Voltas e sua determinação em cada dia de corrida e carreira comprovam isso", disse em uma entrevista para o jornal AS. No entanto, o belga fala claramente sobre o caso que ainda tem que resolver o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

"Alberto é um dos meus ciclistas favoritos e eu o admiro. Eu não sou médico ou especialista para avaliar o que aconteceu, embora seus argumentos não pareçam muito convincentes. Agora ele pode competir e o UCI e a AMA permitem. Espero que tudo possa ser esclarecido, embora, se a conclusão final do TAS for uma pena, ele deverá cumprir. Se não, continuará como parte importante do pelotão ", afirma ao jornal de Madri.

"No meu tempo não reclamávamos e havia mais liberdade, que foi perdida. No que diz respeito ao doping, sempre houveram incidentes. Pessoalmente, gostaria de investir mais dinheiro em laboratórios, a favor de lutar fortemente para erradicá-lo. Também não podemos exigir mais dos ciclistas, pois quanto mais o fizermos, mais eles nos questionarão e irão atrás de mais opções para burlarem as regras", conclui.

Tour da Bélgica: Gilbert campeão!


O Tour da Bélgica 2011 foi realizado entre os dias 25 e 29 de maio. Uma competição com um prólogo mais quatro etapas. A competição contou com um pelotão bem menor do que somos acostumados a ver nas grandes voltas, mas nem por isso deixou de ser emocionante. Todas as chegadas eram extremamente tensas, com o pelotão fazendo zigue-zague a mil por hora. Uma competição muito bacana.
O grande vencedor da Camisa Preta (Lider Geral), foi o belga Philippe Gilbert da Omega Pharma-Lotto. A equipe, também belga, que fechou com chave de ouro a competição em casa, conseguindo a vitória na Classificação Geral e a vitória na última etapa com André Greipel.
Gilbert foi campeão com uma vantagem apertada de 20 segundos sobre Greg Van Avermaet (BMC). Ele abriu essa vantagem durante a subida do Van Avermaet e manteve até a última etapa.
Vejam o resumo da competição
Prólogo - Buggenhout 5,6km

Resultados
  • 1. Lieuwe WESTRA, (NED) Vacansoleil-DCM, in 6:36
  • 2. Philippe GILBERT, (BEL) Omega Pharma-Lotto, at 1
  • 3. Dominique CORNU, (BEL) Topsport Vlaanderen-Mercator, at 2
  • 4. Sebastian LANGEVELD, (NED) Rabobank Cycling Team, at 5
  • 5. Maarten WYNANTS, (BEL) Rabobank Cycling Team, at 7
1ª Etapa - Lochristi – Knokke-Heist 162,5km

Resultados Etapa
  • 1. André GREIPEL, (GER) Omega Pharma-Lotto, in 3:38:14
  • 2. Kenny Robert VAN HUMMEL, (NED) Skil-Shimano, at 0
  • 3. Maxime VANTOMME, (BEL) Team Katusha, at 0
  • 4. Tom BOONEN, (BEL) Quick Step, at 0
  • 5. Nikolay TRUSOV, (RUS) Team Katusha, at 0
Classificação Geral
  • 1. André GREIPEL, Omega Pharma-Lotto, in 3:44:49 Germany
  • 2. Philippe GILBERT, Omega Pharma-Lotto, at 2 Belgium
  • 3. Dominique CORNU, Topsport Vlaanderen-Mercator, at 3 Belgium
  • 4. Maarten WYNANTS, Rabobank Cycling Team, at 8 Belgium
  • 5. Tom BOONEN, Quick Step, at 10 Belgium
2ª Etapa - Knokke-Heist 187.8km

Resultados Etapa
  • 1. Aidis KRUOPIS, (LTU) Landbouwkrediet-Colnago, at 4:21:41
  • 2. Stefan VAN DIJK, (NED), at 0
  • 3. Pim LIGTHART, (NED) Vacansoleil-DCM, at 0
  • 4. Allan DAVIS, (AUS) Astana, at 0
  • 5. Pieter GHYLLEBERT, (BEL) AN Post-Sean Kelly Team, at 0
Classificação Geral
  • 1. Philippe GILBERT, Omega Pharma-Lotto, in 8:06:29 Belgium
  • 2. André GREIPEL, Omega Pharma-Lotto, at 1 Germany
  • 3. Dominique CORNU, Topsport Vlaanderen-Mercator, at 4 Belgium
  • 4. Maarten WYNANTS, Rabobank Cycling Team, at 9 Belgium
  • 5. Pim LIGTHART, Vacansoleil-DCM, at 10 Netherlands
3ª Etapa - Bertem – Eupen 202km

Resultados Etapa
  • 1. Philippe GILBERT, (BEL) Omega Pharma-Lotto, at 4:50:47
  • 2. Greg VAN AVERMAET, (BEL) BMC Racing Team, at 0
  • 3. Björn LEUKEMANS, (BEL) Vacansoleil-DCM, at 0
  • 4. Bert DE WAELE, (BEL) Landbouwkrediet-Colnago, at 7
  • 5. Egor Silin (Rus) Katusha Team, at 21
Classificação Geral
  • 1. Philippe GILBERT, (BEL) Omega Pharma-Lotto, at 12:57:04
  • 2. Greg VAN AVERMAET, (BEL) BMC Racing Team, at 19
  • 3. Björn LEUKEMANS, (BEL) Vacansoleil-DCM, at 35
  • 4. Bert DE WAELE, (BEL) Landbouwkrediet-Colnago, at 1:02
  • 5. Niki Terpstra (Ned) Quickstep Cycling Team, at 1:18
4ª Etapa – Final - Oreye – Putte 169.4km

Resultados Etapa
  • 1. André GREIPEL, (GER) Omega Pharma-Lotto, at 3:51:43
  • 2. Aidis KRUOPIS, (LTU) Landbouwkrediet-Colnago, at 0
  • 3. Luca PAOLINI, (ITA) Team Katusha, at 0
  • 4. Adrien PETIT, (FRA) Cofidis, Le Credit En Ligne, at 0
  • 5. Allan DAVIS, (AUS) Astana, at 0
Classificação Geral
  • 1. Philippe GILBERT, (BEL) Omega Pharma-Lotto, at 16:48:46
  • 2. Greg VAN AVERMAET, (BEL) BMC Racing Team, at 20
  • 3. Björn LEUKEMANS, (BEL) Vacansoleil-DCM, at 36
  • 4. Bert DE WAELE, (BEL) Landbouwkrediet-Colnago, at 1:03
  • 5. Pim LIGTHART, (NED) Vacansoleil-DCM, at 1:16

Foco Radical

Recebi hoje um comentário do Rodrigo, fotógrafo do site www.focoradical.com.br.
Ele me pediu pra divulgar o site, que cobre maratona, mountain bike e eduro de moto.
No mountain bike, os eventos cobertos até agora foram o Bike Tour Vassouras e Taça Brasil, os próximos serão: Resende e Paracambi.
O site me pareceu bem legal e vale a pena ser visitado.
O contato do Rodrigo é rodriguinho_atleta@hotmail.com.
Abraço a todos!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Contador confirma seu 2º Giro


Por Tadeu Matsunaga


O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) selou o bicampeonato do Giro d´Italia, neste domingo, após terminar o contrarrelógio individual, em Millão, na terceira posição. David Millar (Garmin-Cervélo) foi o vencedor do estágio. Na batalha pelo segundo lugar, Michele Scarponi (Lampre) ganhou o duelo com o compatriota Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale).

Contador novamente protagonizou uma impressionante performance, mesmo sem a vitória na crono. O espanhol reiterou sua superioridade e comprovou seu domínio no Giro em todos os terrenos. Mais forte, mais veloz e taticamente perfeito, ele não deu chance aos rivais e fez uma corrida quase impecável, sendo ovacionado pelo público italiano no encerramento do CRI.

O Pistoleiro, que venceu duas etapas na competição, mostrou condições de buscar mais uma vitória no contrarrelógio, mas curtiu a sensação de vencer mais uma grande volta na carreira e diminuiu o ritmo nos metros finais. "Esta prova foi fantástica. Foi um final de sonho este Giro", disse o emocionado Contador. "Não venci sozinho. Toda equipe fez um bom trabalho."

Aos 28 anos, o Pistoleiro celebrou sua sexta vitória em grandes voltas ( três Tour de France, dois Giro e uma Vuelta). Obcecado para responder aos críticos, o espanhol aguarda a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) que, mais cedo ou mais tarde decidirá o destino do ciclista, que testou positivo para clembuterol no último Tour de France.

Se for liberado e confirmado o título do Giro, os ataques e a performance de Contador, sem saudosismo algum, deverá entrar para a história da prova e do ciclismo mundial, já que foram mais de seis minutos de vantagem sobre Scarponi e Nibali.

Contador também terminou como primeiro colocado na classificação por pontos. Já o experiente Stefano Garzelli (Acqua & Sapone) -- campeão em 2000 do Giro levou a melhor na classificação de montanha, enquanto Roman Kreuziger (Astana) foi o melhor jovem na competição.

Classificação etapa 

1 David Millar (GBr) Team Garmin-Cervelo 0:30:13
2 Alex Rasmussen (Den) HTC-Highroad 0:00:07
3 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 0:00:36
4 Richie Porte (Aus) Saxo Bank Sungard 0:00:43
5 Yaroslav Popovych (Ukr) Team RadioShack 0:00:55
6 Jos Van Emden (Ned) Rabobank Cycling Team 0:01:02
7 Cameron Meyer (Aus) Team Garmin-Cervelo 0:01:04
8 Patrick Gretsch (Ger) HTC-Highroad 0:01:08
9 Tiago Machado (Por) Team RadioShack 0:01:12
10 Kanstantsin Sivtsov (Blr) HTC-Highroad 0:01:16
11 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:01:18
12 Matteo Montaguti (Ita) AG2R La Mondiale 0:01:19
13 Vasili Kiryienka (Blr) Movistar Team 0:01:22
14 Kristof Vandewalle (Bel) Quickstep Cycling Team 0:01:24
15 Sebastian Lang (Ger) Omega Pharma-Lotto 0:01:26
16 Roman Kreuziger (Cze) Pro Team Astana
17 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD 0:01:28
18 Rick Flens (Ned) Rabobank Cycling Team
19 Ignatas Konovalovas (Ltu) Movistar Team 0:01:30
20 Steven Kruijswijk (Ned) Rabobank Cycling Team 0:01:31

Classificação etapa 

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 84:05:14
2 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD 0:06:10
3 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:06:56
4 John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale 0:10:04
5 Joaquím Rodríguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:11:05
6 Roman Kreuziger (Cze) Pro Team Astana 0:11:28
7 José Rujano Guillen (Ven) Androni Giocattoli 0:12:12
8 Denis Menchov (Rus) Geox-TMC 0:12:18
9 Steven Kruijswijk (Ned) Rabobank Cycling Team 0:13:51
10 Kanstantsin Sivtsov (Blr) HTC-Highroad 0:14:10