quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Com que roupa eu vou?


Já ouviu a expressão: “não existe frio, o que existe são roupas erradas”? Bom, é mais ou menos isso, mas serve para ter uma idéia. O ditado vale para o inverno, verão, e principalmente essa época do ano, que tem alguns dias de frio, outros de chuva e alguns de calor intenso.
A chance de você sair para um treino com 15°C e voltar para casa com 30°C nas costas é alta. Também existe o risco de sair em um dia ensolarado e, no meio do caminho, pegar uma tempestade, que ainda derruba em uns 10°C a temperatura.
Por isso, nessa época do ano vale muito a pena ter umas peças de roupas coringas junto com seu equipamento, para sair para um treino devidamente estruturado. De todas, talvez as mais importantes sejam os base layers (ou undershirt, ou second skin), manguitos, pernitos e shoe covers.

Base Layers
Praticamente todas as empresas que produzem roupas para ciclismo tem uma opção de undershirt a disposição. O pessoal do Pedal Digital publicou um bom review sobre o da Assos aqui. O interessante é que a Assos divide sua linha de produtos de acordo com a temperatura. Assim, existem peças para temperaturas em torno de 0-10°C, peças para 10-20°C e por aí vai.
Nesse caso é importante observar o caimento – deve ser bastante colado ao corpo para que funcione – e o material de que é feito. Alguns absorvem água, outros repelem, e existem bons argumentos para cada um. Os mais indicados são os de tecido sintético, tipo o Merino, pela sua capacidade de manter o calor quando necessário, e não reter umidade, esfriando demais o corpo do atleta. Outras marcas a se considerar são a Craft e a Odlo.


Manguitos e Pernitos
Esses são indispensáveis. Até recentemente tinham pouca ergonomia específica, eram apenas um tubo. Hoje, acham-se peças com ergonomia específica para diferentes tipos de braço e diferentes regiões do braço. Também os que são extremamente quentes e leves. Um detalhe a se observar são aqueles com capacidade de repelir água. Muito bons nessa época do ano, pois evitam que você fique encharcado e com frio no meio de um treino que começou com céu azul. Aqui, uma boa marca a se considerar é aDeFeet, que não só produz boas meias como também manguitos e pernitos. Suas peças são de Lycra e ajudam a esquentar na parte da manha, sem passar do ponto para te deixar fritando ao final do treino.

Overshoes (botinhas)
Além do visual Pro que você consegue ter, ainda impende que sua sapatilha fique imunda durante um treino depois de uma chuva. As botinhas também podem repelir a água, mantendo seu pé com o mínimo de umidade possível. As de Neoprene tem essa característica, mas, ao contrário do que a maioria pensa, materiais de Neoprene não são impermeáveis. Mesmo botinhas feitas com Gore-Tex não são totalmente impermeáveis, devido as várias aberturas da peça. A PRO oferece algumas boas opções a um preço razoável.

Apesar de diversas marcas oferecem bons produtos, concordo aqui com o pessoal do Pedal Digital: economize um pouco e vá de Assos para todos os itens acima. Tudo bem que o preço é quase fora da realidade, mas ao contrário de um bretelle ou uma camisa, essas peças vão durar anos no seu armário, e o investimento acaba se pagando.

Fonte: Cycling Rocks

Nenhum comentário:

Postar um comentário