Tour de Santa Catarina
A Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) se prepara para realizar, a partir do dia 30 de novembro, uma nova edição do Tour de Santa Catarina, em Joinville. A organização da prova aguarda o aval do Governo de Santa Catarina para a liberação dos recursos financeiros para a realização do evento, com encerramento marcado para o dia 4 de dezembro em Bom Jardim da Serra – no alto do Rio do Rastro.
Se realmente acontecer, o ponto alto da competição ficará por conta da subida da lendária Serra do Rio do Rastro, que testa os limites dos ciclistas durante seus 27 quilômetros na rodovia SC-438, que serpenteia nas encostas da Serra Geral até atingir a altitude de 1.460 metros sobre o nível do mar.
A história do Tour de Santa Catarina se inicia no dia 21 de julho de 1987 - na época a prova era chamada de Volta de Santa Catarina e organizada pela Liga Norte-Catarinense de Ciclismo (LINCCI), fato que mudou quando, em 2004, o governador Luiz Henrique da Silveira sugeriu a mudança de nome. A primeira edição, que começou em Criciúma e terminou em Joinville, contou com 653 quilômetros de extensão, cinco etapas, 11 equipes e 49 ciclistas.
O campeão da primeira Volta foi o mineiro Cássio Paiva, que bateu seu companheiro de equipe Pirelli, Robson Pacheco, por uma diferença de sete segundos. As primeiras edições da Volta foram realizadas no mês de julho. Posteriormente, visando fugir do rigor do inverno catarinense, a prova passou a ser realizada no final de agosto, com término no feriado do 7 de Setembro e exercia um papel de revelar ciclistas de estrada para o país, surgindo nomes como o tetracampeão Márcio May, o bicampeão Daniel Rogelin, o bicampeão mundial paraolímpico Soelito Gohr e o atual bicampeão brasileiro Murilo Fischer.
“O maior desejo de um ciclista brasileiro é disputar o Tour de Santa Catarina”, garante João Carlos Andrade, o idealizador da precursora prova por etapas do Brasil.
Como curiosidade, esta o Tour foi a primeira prova de ciclismo do Brasil a ser transmitida ao vivo por uma emissora de televisão. Em 1989, a competição fez parte da grade de programação da TV Eldorado, de Florianópolis.
A programação da prova conta com cinco etapas:
30/11 – Joinville-Timbó – 120 quilômetros
01/12 – Timbó-Ibirama – 135 quilômetros
02/12 – Rio do Sul-Urubici – 142 quilômetros
03/12 – Urubici-Bom Jardim da Serra – 85 quilômetros
04/12 – Forquilhinha-Bom Jardim da Serra – 118 quilômetros
Nenhum comentário:
Postar um comentário