sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mark Cavendish sob suspeita



Cavendish teria se ausentado em exame antidoping
Por Fernando Bittencourt

O jornal italiano Gazzetta Dello Sport divulgou nesta sexta-feira (6) que pode haver uma mancha na excelente temporada realizada pelo atual campeão mundial de estrada, Mark Cavendish (Sky), no ano de 2011. A publicação informou que o britânico teria se ausentado de um dos exames antidoping “surpresa” realizado fora da época de provas das quais o ciclista competiu.

Segundo a publicação, várias fontes confirmam o suposto acontecimento e a provável causa da ausência do atleta no dia do exame seria o fato de o ciclista ter se mudado para Essex, cidade localizada ao leste de Londres, por consequência da gravidez de sua namorada, o que teria dificultado a mobilidade de Cavendish e informações precisas sobre seu paradeiro.

Caso a informação seja verdadeira, Cavendish terá que tomar cuidado durante esta temporada, pois se ele se ausentar de três exames antidoping surpresa no período de 18 meses, ele é suspenso por dois anos.

O presidente da União Ciclística Internacional (UCI), Pat Mc Quaid, por sua vez, afirmou que não sabe de absolutamente nada sobre o caso envolvendo o atleta. “Eu não sei se isto é verdade. Se um ciclista se ausenta por uma ou duas vezes dos exames eu não sou informado”, concluiu Mc Quaid.



Mark Cavendish (Sky) agiu rapidamente em sua defesa na tarde desta sexta-feira (6) e confirmou sua ausência em um exame antidoping surpresa realizado na temporada passada. A suspeita sobre o caso foi levantada nesta manhã pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, que afirmou que a suposta falta do ciclista seria de conhecimento de diversos meios de comunicação e que a causa do ocorrido seria mudança de residência do ciclista para a cidade de Essex, no leste londrino, por conta da gravidez de sua namorada, o que teria dificultado a localização do atleta.

O atual campeão mundial de estrada assumiu o erro e esclareceu os fatos, desmentindo alguns pontos levantados pelo jornal. “Eu realmente me ausentei de um teste surpresa realizado no mês de abril. Foi um erro meu. Eu estava com uma equipe de filmagem da BBC falando sobre o Giro d’Italia no Monte Etna e isto causou um erro tolo, uma falta de administração minha. Com certeza eu entendo perfeitamente a importância dos testes no esporte. Participei de testes algumas semanas antes e duas semanas após este teste, sendo que ao todo, em 2011, participei de cerca de 60 testes. É uma parte do meu trabalho e assumo a responsabilidade de não perder mais nenhum exame a partir de agora”, desabafou o britânico.

O último atleta a vestir verde no Tour de France possui todo o apoio da seleção britânica e de sua equipe. David Brailsford, diretor geral da Sky, afirmou que a integridade do ciclista não está em jogo. “Não há sequer alguma dúvida sobre a integridade de Mark e eu estou totalmente convencido de que ele cometeu um erro inocente, uma vez que ele é testado regularmente e sempre foi um exemplo para a limpeza do esporte”, disse o dirigente.

Cavendish não sofrerá nenhuma punição pela ausência no exame, no entanto, caso não compareça em mais dois testes em um período de 18 meses sofrerá suspensão automática pela União Ciclística Internacional (UCI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário