terça-feira, 24 de janeiro de 2012

San Luis - Chicchi vence a primeira etapa



Francesco Chicchi (Omega Pharma-Quick Step) bateu Juan Jose Haedo (Saxo Bank), num sprint decidido no photo finish, para vencer a etapa de abertura do Tour de San Luis, de 189,3 km entre San Luis e Villa Mercedes. O italiano de 31 anos de idade, que estava sem vitórias na temporada anterior, iniciou 2012 em alta, vencendo uma etapa muito disputada e também vestindo a camisa de líder.
Tom Boonen, companheiro de Chicchi, desempenhou um papel central no final lançando um ataque com 1,5 km para a meta, bagunçando os trabalhos da Saxo Bank e da Movistar, colocando o italiano em condições de brigar pela vitória.
"Devo agradecer a toda a equipe pelo grande trabalho que eles fizeram e a confiança que depositaram em mim", disse Chicchi. "Meus companheiros de equipe fizeram um trabalho esplêndido e conseguimos quebrar o grupo em várias partes. Quando eu levantei minha cabeça e vi atletas na minha frente como Chavanel, Leipheimer e Boonen, todos trabalhando para mim, meu único pensamento era que eu não podia decepcioná-los."
"Ter um último homem como Boonen foi super. Tom lançou-me perfeitamente. No metros finais eu vi que Haedo estava chegando até mim. Então, eu dei tudo o que tinha e consegui apenas mal estar à frente dele. É uma enorme alegria ."
Um dia de chuva no trabalho
Embora seja típico para os estágios do Tour de San Luis sol e calor durante o verão da Argentina, para grande parte da etapa o pelotão foi inundado com a chuva pesada, com momentos de queda de granizo, o que obrigou o grupo encostar no lado da estrada e buscar abrigo no início da prova.
Emmanuel Guevara (San Luis Somos Todos Nós), não se intimidou com as condições adversas e saiu em um ataque com apenas 41,3 km percorridos. Sua liderança chegou a ser superior a cinco minutos. Logo, outros dois ciclistas chegaram em Guevara. Seu companheiro de equipe Maximiliano Badde e Cesar Berti (Uruguai), saltaram do pelotão, desfrutando de uma vantagem superior a 11 minutos. Houve momentos em que o pelotão parecia mais interessado em sobreviver à chuva ao invés de iniciar a perseguição.
As equipes ProTour, no entanto, ansiosas para levar os seus sprinters para a chegada, vieram à frente do pelotão e, de forma constante, se aproximavam do trio líder. Após 133 km de corrida, a vantagem de Guevara, Badde e Berti tinha caído para apenas quatro minutos.
A captura parecia inevitável, especialmente quando Guevara foi incapaz de manter o ritmo com seus dois companheiros. A fuga chegou ao fim à pouco mais de 20km da chegada. Guevara e Badde seriam recompensados por seus esforços, no entanto, com as camisas Montanha e de Sprint, respectivamente.
Condições climáticas adversas e o forte ritmo de captura foram responsáveis por dividir o pelotão, resultando em uma seleção de elite contendo favoritos à classificação geral, como Alberto Contador (Saxo Bank), Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale) e Levi Leipheimer (Omega Pharma-Quick Step), cruzando a meta com 2min09s de vantagem para o próximo grupo, de 54 ciclistas fortes, enquanto um terceiro grupo com 69 ciclistas terminaram com 4min08s de atraso.
Com o bônus de tempo, Chicchi tem uma vantagem de 4s JJ Haedo e de 6s para Mauro Richeze. 
A 2ª etapa percorrerá 145,3 km de Fraga a Juana Koslay.


Vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário