sexta-feira, 1 de julho de 2011

O básico sobre corridas de bicicletas


Uma corrida de bicicleta é algo incrível, emocionante, cheia de estratégias, disputada e extremamente imprevisível. As grandes voltar são uma seqüência de 21 corridas, nas quais o ciclista com melhor tempo somado em todas as etapas é o grande vencedor. Porém, no Brasil, a maioria das pessoas não entende muito bem como funciona uma corrida de bike de estrada. Aqui vão algumas noções básicas sobre o que você deve saber.

O QUE É UM PELOTÃO?

Vem da palavra francesa “platoon” e é utilizada para descrever grande grupo de pessoas, nesse caso de ciclistas.

PORQUE QUE OS CICLISTAS PEDALAM TÃO JUNTOS?

Ao andar atrás de outro ciclista, ou no vácuo (giria: andar de roda) em uma estrada plana, um ciclista utiliza aproximadamente 30% menos força do que se andasse sozinho. Quando a velocidade está extremamente alta (em uma perseguição a uma fuga ou em uma embalada para a chegada), o pelotão se estica e vira praticamente um fila indiana e os ciclistas brigam para disputar uma melhor posição no vácuo.

O QUE É UM GRUPPETTO?

É um grupo de ciclistas que se forma atrás do pelotão (sobrados), geralmente em estágios de montanha. Eles andam no ritmo suficiente para se manter dentro do tempo de corte do estágio (geralmente 20% a mais do que o tempo do líder). O gruppetto (italiano para “pequeno grupo”) é geralmente formado por ciclistas machucado, doentes ou sprinters que não conseguem subir bem as montanhas.

O QUE É UMA ESCALERA?

Uma escalera é formada quando ciclistas revezam a frente do pelotão para manterem um ritmo forte sem se desgastarem tanto. Existem escaleras simples e duplas. Na simples se forma um fila indiana, um ciclista puxa por alguns segundos ou minutos e sai da frente para que outro puxe, geralmente utilizada em chegadas e perseguições muito fortes. Na escalera dupla, os ciclistas formam uma fila dupla onde uma das filas anda mais rápido que a outra, quando o ciclista chega na frente da fila ele imediatamente passa para a outra e desacelera, assim revezando a frente. Geralmente utilizada para manter ritmos fortes em estradas longas e planas.
Em casos de vento lateral, a escalera fica na diagonal, uma vez que o vácuo não fica exatamente atrás do ciclista, mas na diagonal contrária a direção do vento (Foto acima).

COMO UM ATLETA DE EQUIPE PODE AJUDAR SEU LÍDER?

Apesar de ser uma competição individual, o ciclismo é um esporte de equipe, na qual o vencedor não consegue a vitória sem a ajuda de seus companheiros chamados “gregários”. Eles podem ajudar da seguintes formas:
  • Controlando a frente do pelotão, para impedir que ciclistas de outras equipes escapem, ou ganhem tempo sobre seu líder;
  • Andar sempre na frente ou ao lado se seu líder para protege-lo do vento;
  • Ir até o carro de apoio para pegar água, comida ou suplementos para o líder;
  • Parar para ajudar seu líder a voltar para o pelotão, no caso de ele furar um pneu, cair ou ter algum problema mecânico;
  • Dar para seu líder uma roda ou a bike inteira em caso de problemas;
  • Levar seu líder no vácuo em uma montanha até onde conseguir, para tentar dividir o grupo e ganhar tempo para o líder.

COMO AS MONTANHAS SÃO CATEGORIZADAS?

Subidas são categorizadas de acordo com algumas regras internacionais. Mas a organização da prova pode alterar um pouco essa classificação, veja como são categorizadas as subidas do Tour.
  • Categoria 4: E a mais fácil, geralmente tem menos de 2km de extensão e por volta de 5% de inclinação. Ou com até 5km, com inclinação de 2 a 3 %;
  • Categoria 3: Pode ter menos de 2km, mas com uma inclinação forte, aproximadamente 10%, ou com até 6km, com inclinação menor que 5%;
  • Categoria 2: Pode ter 5 km, com inclinação média de 8%, ou com até 15km, com 4% de inclinação;
  • Categoria 1: É a categoria mais difícil, pode ter de 8km, com média de 8%, ou até 20km, com inclinação média de 5%;
  • Hors Catégorie (sem categoria): São montanhas extremamente longas e inclinadas, por exemplo, subidas com 10km e média de 7,5%, ou 25km com média de 6%.

COMO SÃO CALCULADOS OS PERCENTUAIS DE INCLINAÇÃO?

A inclinação das subidas no ciclismo, sempre são categorizadas de acordo com seu percentual de inclinação. Para chegar nesse percentual, é feita uma divisão entre o ganho de altitude e a distância percorrida. Por exemplo, se você passou por uma subida de 1km e você subiu 10 metros de altura, qual é o percentual dessa subida? É só dividir! 10 metros / 1000 metros = 0,01 ou 1%.  Bem simples!


Fonte: praquempedala.wordpress.com

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