sexta-feira, 8 de julho de 2011

Soler segue lutando


Ainda sem fala, Soler recupera-se lentamente
Por Fernando Bittencourt

Poucos dias após sair do coma, o colombiano Mauricio Soler começa a demonstrar sinais sérios de “déficit cognitivo” durante seu tratamento no hospital de St. Gallen, na Suíça.

Soler sofreu uma queda durante a sexta etapa da Volta da Suíça e entrou em coma induzido, após sofrer sérios traumas na cabeça e nos pulmões. O quadro de saúde do ciclista melhorou pouco desde então.

O atleta da Movistar já consegue obedecer a simples comandos e mover-se com certa facilidade, utilizando os quatro membros, no entanto, ainda não consegue pronunciar nenhuma palavra, de acordo com o médico porta-voz do hospital, Philipp Lutz.

Lutz comunicou nesta quinta-feira (8), via e-mail, que a deficiência oral de Soler é mais abrangente. O médico disse que o colombiano mal consegue engolir, portanto, necessitará de uma reabilitação neurológica intensiva. Porém, a possibilidade de transferi-lo para Pamplona (Espanha) – aonde reside - é real e viável devido a estabilidade atual de seu quadro de saúde, que não oferece mais riscos de vida ao paciente.

A situação do ciclista, que sofreu traumatismo craniano na queda, apesar de preocupante, foi amenizada no site da Movistar pelo médico da equipe: “Os problemas pulmonares estão completamente sob controle e não há a necessidade de respiração artificial, já que Soler consegue respirar sozinho. O restante das lesões estão melhorando aos poucos e este processo será longo e lento, nos possibilitando ter novidades sobre a situação apenas em algumas semanas”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário