A Shimano apresentou nesta segunda-feira (20 de junho) a versão eletrônica do grupo Ultegra, o Ultegra Di2. Esta é a segunda transmissão eletrônica da fábrica japonesa – a primeira é o já conhecido Dura Ace Di2, bastante difundido no pelotão Pro Tour.
Assim como a versão convencional, o Ultegra Di2 será lançado na cor cinza e seus trocadores terão 313 gramas, apenas 58 g mais pesada que o Dura Ace Di2. Se for comparado com o Ultegra não eletrônico, as peças são 132 g mais leves.
Uma das vantagens de se ter o câmbio eletrônico é que a troca de marcha é mais rápida e precisa, além de que a transmissão nunca desalinha – o que, em tese, faz com que a corrente não caia durante uma pedalada.
A fabricante garante que a bateria, após ser carregada totalmente, dura cerca de 2.000 km e para ter a carga cheia é necessária colocá-la apenas 90 minutos na tomada.
Apesar de ter sido apresentada hoje, o produto só vai chegar às lojas dos Estados Unidos e da Europa no segundo sempre deste ano – mais provavelmente entre setembro e novembro custando, de acordo com o distribuidor no Reino Unido, a metade do que custa o Dura Ace Di2, mas eles não serão compatíveis - exceto pela bateria. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário