A idéia por trás da tendência
Um aro mais largo teoricamente melhora o fluxo de ar pelo pneu e isso acaba por diminuir o arrasto total da roda, e assim possibilita que pneus maiores com menor resistência de rolagem e melhor capacidade para fazer curvas podem ser usados. Os aros também possibilitam uma calibragem mais baixa dos pneus e, portanto, uma rolagem mais macia. Alguns dizem que os pneus rodam tranquilamente com 80 psi. Junte um pneu tubeless e o conforto no giro aumentará consideravelmente. Em resumo, usando um aro de cerca de 23mm tem-se todos os benefícios das rodas tubulares – giro macio, baixa resistência de rolagem menor e melhor capacidade para fazer curvas – com a conveniência de uma roda clincher.
A HED oferece um modelo de rodas clincher com aros largos chamada Ardennes, com peso aproximado de 1462g e custando cerca de US$1.000,00. Aqui tem um review dessas rodas feito em 2008 pelo CyclingNews. Apesar de antigo, a roda continua a mesma, e o preço também.
Conclusão
Se a tendência vai pegar, é difícil dizer. Empresas como a HED já defendem a idéia há um bom tempo, sem no entanto conseguir uma maior popularização do conceito. A Mavic ainda não apresentou nenhuma clincher com aros maios largos, e sua escala é consideravelmente maior que empresas como HED e Zipp, por exemplo. O modelo Ksyrium Elite, da Mavic, tem o mesmo peso da HED Ardennes e sai por cerca de US$400 a menos. Um giro mais macio vale essa diferença? Talvez essa seja a resposta por trás da tendência.
Fonte: Cycling Rocks
Nenhum comentário:
Postar um comentário