domingo, 2 de outubro de 2011

A polêmica Fan Stage


O roteiro do Giro 2012 será apresentado dia 16 de outubro, um dia após o término do Giro di Lombardia que encerra a temporada. Porém os detalhes da etapa 20, cujo final pode ser votado pelos fãs já foram divulgados.
Nesse dia os corredores percorrerão 218Km na etapa rainha da prova: Tonale, Aprica, Teglio, MORTIROLO e STELVIO. Como a etapa será no dia 26 de maio, um dia antes da chegada em Milano, pode-se dizer que o vencedor da etapa tem grandes chances de ser o vencedor da prova.
Iniciando em Caldes, atravessando La Val di Sole, Paso Tonale depois o Paso di Aprica. Acabada a descida, inicia a subida ao Teglio da Bianzone (inclinações de até 14%) para descer até Poggiridenti, onde inicia a parte final da etapa.
De Tovo di Sant’Agata inicia um percurso inédito até o Mortirolo (11,4Km a 10,4% médio, com máxima de 21%) até chegar a 1.718 metros de altitude. Terminada a escalada, a corrida segue por Grosio, seguido por Bormio e a esperada subida ao Paso del Stelvio (22,4Km a 6,9% com máxima de 12%).
Das três vezes que o Giro chegou ao Stelvio, a edição de 1965 foi a mais épica, graças a uma forte e inesperada nevasca e somente a centenas de fãsluntários que se dispuseram a limpar a pista ela pode ser disputada. Graziano Battistini (foto) chegou na frente, num dia onde os competidores foram obrigados a descer da bicicleta para cruzar um monte de neve que havia deslizado sobre a pista.
Em 1972, Galdós e Fuente lutaram num duelo espetacular (etapa Paso Livigno-Stelvio), com a vitória de Fuente. Em 1975, (Alleghe-Stelvio) se impôs a Fausto Bertoglio.
Com 2.757 metros de altitude, o Stelvio não é só a chegada mais alta do Giro, mas também das três grandes (Tour com o Galibier e 2.645 metros e a Vuelta com 2.510 metros na Sierra Nevada).

Fonte: Zaka - Maglia Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário