Sabe a disputa das capitais brasileiras para sediar os jogos da copa do mundo? Imagina isso todo ano. É o que acontece na França entre as cidades do interior tentando sediar as largadas e chegadas do Tour. São 36.000 prefeitos lutando por uma chance. Ou 35.999 considerando que Paris terá sempre lugar cativo.
Em reportagem no Le Monde, prefeitos de várias cidades francesas exaltam a possibilidade de sediar uma etapa. São categóricos em afirmar que o desenvolvimento proporcionado pelo Tour é enorme. Talvez para nós, que estamos de fora, seja difícil de entender. Eu mesmo não lembro o nome de nenhuma cidade, só das escaladas mais clássicas da prova. Mas as cidades usam a fama adquirida para fazer propaganda de pacotes turísticos ao redor da França, durante o verão europeu. Apesar da caravana do Tour em si não gerar muitos dividendos, a fama criada ajuda a atrair turistas antes e depois dos eventos. Pelo menos é isso que os prefeitos defendem. Usar o Tour como ferramenta para reeleição também é procedimento comum nas pequenas cidades.
Mas o dinheiro envolvido para ser sede da largada ou chegada de uma das etapas é, na maioria das vezes, substancial. As cidades pagam à ASO cerca de 90.000 euros para sediar uma chegada, e 50.000 para as largadas. Algumas estradas têm que ser recapeadas, e os custos podem ser ainda mais altos.
A etapa 7, que terminará na estação de Ski Planche des Belles Filles, tem em seu final uma rampa de 20% de inclinação, com 250m de comprimento. Os caminhões que abrigam o pódio e os equipamentos de televisão não têm espaço para subi-la e estacionar no topo. Para resolver o problema, o prefeito prometeu investimentos de 500.000 euros para asfaltar uma área próxima para acomodar toda a produção do evento.
Estimar o custo para sediar umas das etapas é bem mais fácil que estimar os ganhos advindos dessa organização, que podem se estender por meses e são difíceis de determinar, em termos monetários. Ainda assim existe uma fila de mais de 3 anos de cidades se candidatando para sediar uma etapa. Vive le Tour.
Fonte: Cycling Rocks
Nenhum comentário:
Postar um comentário